Publicidade

Google amplia presença na América Latina com data center bilionário no Uruguai

Terreno em Canelones, Uruguai, que irá abrigar novo data center do Google. (Foto: Divulgação)
Terreno em Canelones, Uruguai, que irá abrigar novo data center do Google. (Foto: Divulgação)
Terreno em Canelones, Uruguai, que irá abrigar novo data center do Google. (Foto: Divulgação)
Terreno em Canelones, Uruguai, que irá abrigar novo data center do Google. (Foto: Divulgação)

O Google anunciou um novo marco em sua expansão na América Latina. Dessa vez, o anúncio envolveu a construção de um segundo centro de processamento de dados na região. A gigante da tecnologia investirá mais de US$ 850 milhões na construção deste novo data center, localizado na cidade de Canelones, Uruguai. Este projeto segue o sucesso do primeiro data center da empresa na América Latina, inaugurado em Quilicura, perto de Santiago, no Chile, em 2015. 

Novo data center do Google no Uruguai: contexto e importância

O primeiro data center do Google na América Latina está situado em Quilicura, Chile. Ele representa um esforço para melhorar a conectividade e o desempenho dos serviços do Google na região. Desde sua inauguração, a instalação recebeu investimentos adicionais. Isso inclui uma expansão de US$ 140 milhões em 2018. Nesse sentido, a nova instalação no Uruguai reforça a presença do Google na América Latina. Além disso, destaca a importância da região no mapa global de infraestrutura digital.

Investimentos e desenvolvimento tecnológico

O data center do Google no Uruguai representa uma das maiores iniciativas tecnológicas no Uruguai. Trata-se de um investimento robusto que visa contribuir para o desenvolvimento profissional e tecnológico do país. Em 2021, o Google adquiriu 30 hectares na zona de livre comércio do Parque de las Ciencias, em Canelones. Além disso, a empresa confirmou que este novo data center utilizará um sistema de resfriamento a ar, em resposta a preocupações ambientais sobre o uso de água potável.

Impactos locais e regionais

A construção do data center exigirá entre 300 e 400 trabalhadores, com picos de até 800 empregos durante as fases mais intensas da obra. Uma vez operacional, o centro de dados proporcionará cerca de 50 empregos permanentes. Este projeto foi saudado como uma ferramenta de transformação para a economia do Uruguai. Isso reforça, portanto, a confiança do país como um destino seguro para investimentos de longo prazo.

Visão do Google e parcerias locais

Representantes do Google, juntamente com autoridades uruguaias, incluindo o presidente Luis Lacalle Pou, participaram da cerimônia de lançamento da pedra fundamental. O evento também contou com a presença de outras figuras políticas importantes do país, como Yamandú Orsi e Carolina Cosse. Durante o evento, Eduardo López, do Google, destacou que o Uruguai se tornará um “parceiro de inovação” crucial para a empresa, com a nova instalação desempenhando um papel vital no processamento de informações e na conectividade global.

Em seu site, a empresa afirmou:

“Toda vez que alguém executa uma consulta na Pesquisa, assiste a um vídeo no YouTube, procura direções no Google Maps ou usa o Gmail para o trabalho ou para a escola, há um data center nos bastidores que torna tudo isso possível. Vivemos em uma era em que a comunicação digital e o acesso à informação são fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento dos países e das pessoas que vivem neles. É por isso que abrimos um data center no Chile em 2015 – para melhorar a conectividade de nossos usuários e o desempenho de nossos serviços. Hoje, após planejamento e análise dedicados, estamos dando mais um passo à frente com a construção de um segundo data center na América Latina, desta vez em Canelones, no Uruguai”.