Publicidade

Arrecadação do governo federal supera 200 bilhões e bate recorde em agosto

Governo federal registra arrecadação recorde em agosto de 2024
Joelfotos/Pixabay
Governo federal registra arrecadação recorde em agosto de 2024
Joelfotos/Pixabay

Apesar das incertezas quanto ao cumprimento da meta fiscal de déficit zero para 2024 e ao endividamento público. Porém, eis que surge uma boa notícia para a economia brasileira. A arrecadação do governo federal voltou a bater recorde no mês de agosto. Segundo dados da Receita Federal, as receitas da União Federal alcançaram o valor de R$ 201,6 bilhões de reais. Esse número representa uma alta de 11, 95% em relação ao mesmo mês no ano passado. Os valores já levaram em conta a inflação acumulado no período.

Além disso, a arrecadação do governo federal para o mês de agosto representa um novo recordo para as contas públicas. De acordo com a Receita Federal, trata-se do maior maior receita já registrada para um mês de agosto desde o início da série histórica, que começou a ser feita em 1995.

Quanto o governo já arrecadou em 2024?

Nos primeiros oito meses do ano, a arrecadação do governo federal supera a casa do trilhão. De janeiro até agosto, a Receita Federal registrou a entrada de 1,7 trilhão nos cofres públicos. A quantia representa uma alta de 9,47% em relação ao mesmo período do ano passado, já descontada a inflação referente.

Qual o déficit fiscal para 2024?

Embora a alta na arrecadação seja uma ótima notícia para a arrecadação do governo federal, permanecem os desafios para o cumprimento da meta fiscal de 2024, que estabeleceu déficit zero para este ano. Na última quarta-feira (18/09), o Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu comunicado com sinal de alerta sobre as incertezas de que o governo cumprirá a meta definida para as contas públicas. Além disso, a corte de contas tem dúvidas sobre receitas que o Ministério da Fazenda estima arrecadar. Segundo o TCU, há chances de haver frustração na arrecadação de determinadas previstas, sobretudo aquelas que seriam decorrentes de decisões do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais).