A Neoenergia anunciou um investimento de R$ 300 milhões em Fernando de Noronha, focado em expandir a geração de energia renovável na ilha. A iniciativa envolve a instalação de sistemas fotovoltaicos e baterias de armazenamento, compondo o projeto Noronha Verde, que é para descarbonizar a ilha em até 85% até o início de 2027. Esse esforço irá substituir gradualmente a atual matriz energética a diesel, que é altamente poluente .
Projeto Noronha Verde: transformação energética e descarbonização
Com o Noronha Verde, a Neoenergia busca transformar a matriz energética de Fernando de Noronha, conhecida por suas paisagens exuberantes e biodiversidade única. Além de trazer benefícios ambientais e à população local, o projeto tem impacto positivo para todos os brasileiros. Atualmente, a geração de energia a diesel na ilha é subsidiada pela Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), um custo repassado aos consumidores de todo o país. A transição para fontes renováveis deve reduzir o uso de diesel, o que pode diminuir esses encargos, aliviando a carga para os consumidores.
Ministério de Minas e Energia autoriza investimento da Neoenergia em Fernando de Noronha
Na última sexta-feira, o Ministério de Minas e Energia autorizou a Neoenergia Pernambuco, distribuidora que opera na região, a expandir a geração renovável em Fernando de Noronha. A partir dessa autorização, a Neoenergia tem 30 dias para apresentar um plano de investimento detalhado para a iniciativa. O projeto promete ser uma das maiores em energia renovável centralizada do Brasil.
“Estamos autorizando um dos maiores projetos de geração renovável centralizada, promovendo mudanças para a descarbonização da ilha e para o fortalecimento das fontes renováveis no país”, declarou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.