Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Correios adere à sustentabilidade com frota de 5 mil carros elétricos

Os Correios investirão na compra de 5 mil veículos elétricos em 2025 para reduzir emissões de carbono. Parte do projeto "Correios do Futuro", a frota atenderá 8 estados e o DF. O grupo Stellantis apoiou a iniciativa com a doação de 50 vans elétricas
Na imagem ilustrativa de vans elétricas dos Correios que anunciaram a aquisição de veículos elétricos.
O carros elétricos dos Correios irão utilizar estações de recarga inteligente, desenvolvidas pela WEG (Imagem: Divulgação)

Uma das metas do Brasil, mas também do mundo em geral, é a redução da emissão de gases poluentes, que tem efeito devastador no meio ambiente. Por isso, nos últimos anos, tem havido maior investimento em carros elétricos, o que atenua a poluição de veículos automotores. Pensando nisso, os Correios resolveram dar sua parcela de contribuição na busca da sustentabilidade com aquisição de veículos elétricos.

Correios anunciam aquisição de 5 mil veículos elétricos

Os Correios anunciaram a aquisição de 5 mil veículos elétricos em 2025 para reforçar o transporte de encomendas em oito estados e no Distrito Federal. A ação integra o projeto “Correios do Futuro”, que visa reduzir as emissões de carbono.

O projeto “Correios do Futuro” busca promover inovação, sustentabilidade financeira e modernização operacional. Suas iniciativas incluem a entrada em novos mercados, como seguros, conectividade, banco digital, logística para saúde e um marketplace inclusivo. A empresa também investe na redução de emissões de carbono, como a aquisição de veículos elétricos, destacando seu compromisso ambiental e com a economia verde.

Mercado de automóveis preparado para atender à demanda?

O carros elétricos dos Correios irão utilizar estações de recarga inteligente, desenvolvidas pela WEG e personalizadas em parceria com a Flash Engenharia. A plataforma de gestão de frotas permite controle eficiente do carregamento, com programação fora do horário de pico para reduzir custos e emissões. Essa infraestrutura contribuiu para que os Correios decidissem pela aquisição de veículos elétricos.

Motoristas podem acessar mapas de estações, reservar conectores e monitorar recargas em tempo real, enquanto gestores têm ferramentas para monitorar o uso, gerenciar permissões e otimizar o carregamento, garantindo eficiência e sustentabilidade.

A BYD com seu portfólio mais amplo do país, com veículos elétricos e híbridos, pode ser uma das principais concorrentes nessa disputa da mega compra pelos Correios.

Leonardo Dall’Olio, diretor do grupo Carmais, representante da BYD nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, destacou que a aquisição de veículos elétricos pelos Correios representa um marco importante na transição para uma economia verde no Brasil. Segundo ele, a iniciativa é um exemplo de como empresas públicas podem liderar a agenda de sustentabilidade, reduzindo emissões de carbono enquanto modernizam suas operações.

Dall’Olio ainda elogiou o projeto “Correios do Futuro” por aliar sustentabilidade financeira e compromisso ambiental, reforçando que ações como essa impulsionam o mercado de veículos elétricos no país e inspiram outras empresas a adotarem práticas mais sustentáveis.

“Essa decisão dos Correios demonstra que sustentabilidade e eficiência podem andar de mãos dadas, consolidando o Brasil como um player cada vez mais relevante na agenda global de redução de emissões e inovação logística“, enfatizou Leonardo Dall’Olio.

Fábrica da BYD no Brasil

A BYD está construindo uma grande unidade industrial em Camaçari, na Bahia, que será sua maior fábrica fora da China. O empreendimento deverá gerar 20 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos, até o final de 2025, com 10 mil contratações planejadas para os primeiros oito meses do ano.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas