O pesadelo da falta de energia para o povo paulista ataca novamente. As chuvas que afetaram a região metropolitana de São Paulo na tarde de sexta-feira (20) deixaram 660 mil clientes da Enel sem fornecimento de energia. A empresa havia informado sobre um plantão especial após o alerta de mau tempo emitido pela Defesa Civil estadual para os dias 20 e 21 de dezembro.
Pirapora do Bom Jesus registrou cerca de 35% de suas residências sem energia por volta das 18h. Em Mauá e Itapecerica da Serra, cerca de 27% dos domicílios sofreram com falta de energia, enquanto Osasco teve 20% de suas residências afetadas, o que equivale a aproximadamente 70 mil casas. Na capital paulista, 425 mil clientes, de um total de 5,5 milhões, ficaram sem fornecimento, além de um aumento no trânsito, com mais de 600 km de engarrafamentos.
Enel justifica falta de energia em São Paulo
A Enel informou que as chuvas, acompanhadas de ventos fortes, contribuiram para a falta de energia nas regiões Leste e Norte da capital. A empresa acionou seu plano de operação, com equipes em campo para restabelecer o serviço o mais rapidamente possível.
As chuvas intensas causaram alagamentos, com 9 pontos ainda intransitáveis no início da noite. Oito rios nas zonas Norte e Leste da cidade apresentaram extravasamento, e três estavam em estado de alerta. A estação meteorológica de Santana, na zona norte, registrou ventos superiores a 80 km/h. A Defesa Civil também destacou impactos nas regiões de São Carlos e Campinas, embora sem detalhes adicionais. Apesar da falta de energia, não houve registros de vítimas fatais ou desaparecidos até o momento.
Além da falta de energia, o Corpo de Bombeiros registrou 97 ocorrências de quedas de árvores na região metropolitana. No Aeroporto de Congonhas, três voos foram desviados devido ao mau tempo, mas as operações seguiram normalmente.