O índice global de preços de alimentos, calculado pelas Nações Unidas, apresentou queda em dezembro em comparação com novembro, influenciado principalmente pela redução nas cotações internacionais do açúcar. No entanto, o indicador do preço dos alimentos no mundo registrou também um aumento significativo na comparação anual, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (3).
Preço dos alimentos no mundo caiu na comparação com 2023
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), responsável por monitorar os preços das principais commodities alimentares comercializadas no mundo, o índice atingiu 127,0 pontos no mês passado, abaixo dos 127,6 pontos revisados de novembro (anteriormente reportados como 127,5).
Apesar da queda mensal no preço dos alimentos no mundo, o índice de dezembro teve alta de 6,7% em relação ao mesmo período de 2023, embora ainda esteja 20,7% abaixo do recorde histórico de março de 2022. Para 2024 como um todo, o índice registrou média de 122,0 pontos, uma redução de 2,1% em relação ao ano anterior, refletindo quedas acentuadas nos preços de cereais e açúcar, que compensaram os aumentos moderados nos preços de óleos vegetais, laticínios e carnes.
Quais alimentos tiveram queda?
Entre os componentes do índice, o açúcar liderou as quedas de preço dos alimentos no mundo em dezembro, com recuo de 5,1% em relação ao mês anterior, impulsionado pela melhora nas projeções para a safra de cana-de-açúcar nos principais países produtores. O preço do açúcar ficou 10,6% abaixo do registrado em dezembro de 2023.
Os laticínios interromperam uma sequência de sete meses de alta, caindo 0,7% em dezembro em comparação com novembro, mas ainda acumulando um aumento de 17,0% em relação ao ano anterior. Os óleos vegetais também registraram ligeira queda mensal de 0,5%, mas avançaram 33,5% na comparação anual.
Por outro lado, houve aumento de preço dos alimentos no mundo. A carne subiu 0,4% em dezembro em relação ao mês anterior e acumularam alta de 7,1% em relação ao mesmo período de 2023.