A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, apresentou sua estratégia de crescimento da JBS nesta quarta-feira (19), durante a conferência do Consumer Analyst Group of New York (CAGNY). Os executivos da empresa destacaram cinco pilares essenciais para gerar valor aos acionistas e garantir o sucesso a longo prazo: crescimento contínuo, expansão das margens, redução da volatilidade, disciplina financeira e retorno aos acionistas. Dessa forma, essa expansão global da JBS reforça sua posição como uma das principais companhias do setor alimentício.
Estratégia de crescimento da JBS
Em sua apresentação, o CEO global da JBS, Gilberto Tomazoni, destacou a estratégia de crescimento da JBS:
“Nossa estratégia de crescimento foi estruturada em duas fases essenciais. Construímos uma plataforma global de proteínas e uma rede de distribuição robusta. Em seguida, ampliamos nosso portfólio de produtos de valor agregado e marcas próprias, aproximando-nos ainda mais dos consumidores”, disse Tomazoni.
Além disso, o crescimento contínuo da JBS é impulsionado por investimentos estratégicos, expansão global e aquisições, garantindo diversificação de produtos e mercados. Da mesma forma, a empresa também foca na gestão eficiente de custos e otimização de processos.
Redução da volatilidade e disciplina financeira
Por outro lado, a JBS busca reduzir a volatilidade através da diversificação de proteínas, presença em diferentes geografias e canais de venda. Essa estratégia, portanto, protege a empresa contra oscilações do mercado. Além disso, a disciplina financeira é um pilar fundamental, garantindo solidez por meio do controle do endividamento e da alocação eficiente de recursos.
O retorno aos acionistas também é uma prioridade da companhia. Por isso, ele é feito por meio da distribuição de dividendos e recompra de ações, reforçando o compromisso da JBS com a geração de valor.
Expansão global da JBS e inovação
Atualmente, a JBS opera em mais de 180 países, com um portfólio diversificado de marcas como Friboi, Seara, Swift e Primo. A empresa possui 600 unidades industriais e comerciais em 25 países, empregando 280 mil colaboradores, sendo 158 mil no Brasil.
Desde seu IPO em 2007, a JBS realizou cerca de 50 aquisições, incluindo empresas como Pilgrim’s, Moy Park e Vivera. Mais recentemente, ampliou sua atuação para o segmento de ovos, adquirindo 50% da Mantiqueira Brasil, a maior produtora da América do Sul.
No evento, Wesley Batista Filho, CEO da JBS USA, destacou que a empresa segue focada em aprimorar continuamente suas marcas e produtos para atender às expectativas dos consumidores. Segundo ele, a inovação e a qualidade são elementos essenciais para impulsionar a competitividade global da companhia.
Com isso, a futura listagem dupla de suas ações nos Estados Unidos e no Brasil permitirá à JBS aumentar a base de investidores, reduzir custos de capital e expandir sua participação em índices financeiros globais. Dessa maneira, essa estratégia deve impulsionar ainda mais o crescimento da companhia e fortalecer sua presença no mercado internacional.