José Batista Júnior, irmão dos proprietários do Grupo J&F, Joesley e Wesley Batista, tem realizado negócios significativos com a JBS, a maior processadora de proteína animal do mundo. Conforme publicado pelo colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, em 2023, a sua empresa, JBJ Agropecuária, vendeu gado no valor de R$ 1,7 bilhão para a JBS, ultrapassando os R$ 1,4 bilhão do ano anterior.
As negociações incluíram vendas imediatas e acordos futuros, totalizando um montante expressivo no setor agropecuário. As transações são de interesse público e são regularmente comunicadas ao mercado pela JBS através da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O gado fornecido por José Batista, de qualidade elevada, é destinado a linhas premium da JBS, como Swift Black e 1953. José Batista gerencia suas operações agropecuárias em várias fazendas localizadas em São Paulo, Tocantins, Mato Grosso e Goiás, e é conhecido pelo apelido “Júnior Friboi”. Antes de focar na agropecuária, Júnior presidiu a JBS por 25 anos e chegou a se filiar ao PMDB para concorrer ao governo de Goiás em 2014, projeto que não prosperou.