Economic News Brasil supera Valor Econômico, PiperLine, Money Times, NeoFeed no LinkedIn
Nos últimos 30 dias, o Economic News Brasil alcançou a 5ª posição no LinkedIn entre veículos de negócios, com um crescimento de engajamento orgânico de +162,3%. A startup superou grandes nomes, provando que a qualidade do conteúdo é mais importante que a estrutura. Descubra como essa estratégia está transformando o jornalismo econômico no Brasil.
O Economic News Brasil nos últimos 30 dias registrou mais uma conquista no ranking do LinkedIn, principal rede mundial de negócios controlada pela Microsoft. Pela primeira vez, superamos os portais Valor Econômico e Pipeline, do Grupo O Globo, e NeoFeed, parceira da CNN Brasil, do grupo do Banco Inter e MRV. Antes, já havíamos superado o Money Times, do BTG Pactual, e o Inteligência Financeira, do Itaú Unibanco, nos consolidando como uma referência no mercado digital. É uma verdadeira disputa entre gigantes.
O destaque desta conquista não está apenas nos números, mas no fato do Economic News Brasil adotar um modelo ágil e disruptivo, baseado no conceito ‘low cost’, diferente dos concorrentes, que mantêm estruturas pesadas, caras e engessadas. Esse resultado reforça que o tamanho ou o investimento que definem o impacto de um veículo de comunicação, mas sim a relevância do conteúdo e a conexão com os leitores.
Este mês de março é especial, pois há um ano anunciamos uma grande conquista: superar 1,2 milhão de acessos no Economic News Brasil em um único mês, de acordo com dados do Google Analytics.
Economic News Brasil: Uma startup que cresce no setor de comunicação
Jackson Pereira Jr. CEO do Sistema BNTI de Comunicação.
“A trajetória do meu saudoso pai, como banqueiro e conselheiro da Associação Brasileira de Bancos Comerciais (ABBC), inspirou o nosso investimento no setor de comunicação. Aos 15 anos, minha leitura diária já incluía jornais como a Gazeta Mercantil, além de revistas como a Exame e outras publicações de negócios e economia”, destacou Pereira Jr.
Com uma abordagem digital inovadora, o portal cresce recorrentemente e continua conquistando espaço no mercado. Isso demonstra que estratégias inteligentes, aliadas a conteúdos bem estruturados, podem gerar grandes resultados com controle de custos eficiente, sem comprometer a capacidade de investimento.
Economic News Brasil no LinkedIn: engajamento orgânico recorde
No último mês, o Economic News Brasil conquistou a 5ª posição entre os veículos de negócios e economia com maior engajamento no LinkedIn, registrando um crescimento expressivo de +166,9%.
Confira o ranking de engajamento nos últimos 30 dias:
EXAME: -67,7%
Bloomberg Línea:-16,3%
InfoMoney: -57,4%
Brazil Journal: +45%
Economic News Brasil: +166,9%
NeoFeed: -49,4%
Money Times: +90,2%
Valor Econômico: -25,3%
Pipeline: +14,2%
Inteligência Financeira: +27,5%
Economic News Brasil no LinkedIn lidera crescimento com +166,9%, enquanto grandes portais registram quedas no engajamento. (Imagem: Reprodução)
“O Economic News Brasil foi o único a crescer três dígitos na plataforma.”, destacou Pereira Jr.
Plataformas mudam algoritimos: conteúdo relevante alcança mais pessoas
O Economic News Brasil no LinkedIn tem gerado mais influência por meio do engajamento do que pelo número de seguidores. As plataformas têm focado cada vez mais na experiência do usuário. Com quase 23 mil seguidores, o portalsuperou em engajamento o Valor Econômico, que, além da tradição, conta com mais de 1,3 milhão de inscritos. Isso aconteceu porque o LinkedIn, assim como o YouTube e o Instagram, mudou a forma como seus algoritmos funcionam.
Note que agora, o conteúdo é entregue conforme o interesse do usuário, mesmo que ele não siga o perfil. Quem nunca assistiu a vídeos sugeridos pelo YouTube de canais nos quais nunca se inscreveu? Ou viu postagens no Instagram de perfis que nunca seguiu?
Para reforçar nossa análise, destacamos outro comparativo: no mesmo período, a Bloombergcompartilhou mais de 1.000 conteúdos na rede, enquanto a Exame publicou apenas 137. O resultado? Mesmo com uma queda de 67,7% no engajamento, a Exame manteve a primeira posição.
Segundo Jackson Perera Jr., no futuro, o número de seguidores “poderá” perder relevância. O que realmente deverá importar é o engajamento, pois é isso que faz o conteúdo alcançar mais pessoas. E, para que isso aconteça, também são necessárias boas estratégias de SEO (Search Engine Optimization).
“Eu não apenas contratei bons profissionais, eu fui estudar SEO, algoritmos e estratégias. Para delegar e cobrar, passei os últimos sete meses me aprofundando no assunto com o apoio dos melhores especialistas do país. Hoje, debato sobre o tema com propriedade e até treino minha equipe sem depender de terceiros”, destacou Jackson Pereira Jr.
Além do engajamento, o Economic News Brasil também cresceu no número de seguidores, se consolidando na 7ª posição, com um aumento expressivo de +258,6%.
Expansão da audiência do Economic News Brasil no LinkedIn
Ranking da conquista de novos seguidores no período:
Bloomberg Línea: 5.816
EXAME: 5.245
InfoMoney: 3.208
NeoFeed: 1.575
Brazil Journal: 1.274
Money Times: 1.327
Economic News Brasil: 1.186
Valor Econômico: 989
Pipeline: 567
Inteligência Financeira: 337
Menos postagens, mais engajamento para o Economic News Brasil no LinkedIn
Outro ponto relevante – e já mencionado em análises anteriores – é que essa conquista não veio do volume de conteúdos compartilhados na plataforma, mas sim da qualidade e da técnica aplicada.
Segundo Jackson Perera Jr.“quantidade não é qualidade”, e os números reforçam essa visão. Enquanto outros veículos postaram muito mais no LinkedIn, o Economic News Brasil manteve um ritmo de publicações selecionadas e atingiu um impacto maior em engajamento e crescimento da audiência.
“Nem todos os conteúdos que produzimos são compartilhados em nossas redes. Nossa produção é bem superior”, completou.
No período, o Economic News Brasil publicou menos conteúdos que seus concorrentes, mas obteve mais engajamento e influência na rede. Confira os dados:
Bloomberg Línea: 1.000 postagens
Money Times: 535 postagens
NeoFeed: 270 postagens
Valor Econômico: 268 postagens
Economic News Brasil: 164 postagens
Brazil Journal: 152 postagens
EXAME: 137 postagens
InfoMoney: 112 postagens
Pipeline (O Globo): 88 postagens
Inteligência Financeira: 80 postagens
Economic News Brasil no LinkedIn: menos postagens, mais impacto!(Imagem: Reprodução)
“A estratégia confirma que não é a quantidade de publicações que determina o impacto de um veículo, mas sim a qualidade do conteúdo e a conexão com o público“, destacou Jackson Pereira Jr.
Um modelo inovador para um novo mercado
O crescimento do Economic News Brasil reforça sua posição como uma “comtech”, veículo de comunicação por tecnologia, que soube se adaptar às novas dinâmicas do consumo de informação e engajamento nas redes sociais.
Diferente de veículos que contam com estruturas tradicionais, o Economic News Brasil demonstra que um modelo ágil pode gerar resultados expressivos. Essa abordagem “low cost”, focada na otimização dos recursos e na entrega de um conteúdo realmente relevante, tem se mostrado altamente eficaz.
Com esse crescimento, o Economic News Brasil se consolida como uma das referências do jornalismo econômico digital no país, provando que a inovação e a estratégia digital bem executada são tão poderosas quanto a tradição e a estrutura de grandes veículos.
O Sistema BNTI de Comunicação controla os portais Economic News Brasil e Boa Notícia Brasil, esse com uma linha editorial voltada exclusivamente para conteúdos positivos.
“Em breve, será lançado o JPJ News, terceiro veículo do sistema, com um foco mais amplo e conteúdos generalizados”, adiantou Jackson Pereira Jr., sem revelar mais detalhes.