O Centro Fashion Fortaleza, shopping do Grupo Marquise, acaba de lançar a Revista CFM (Centro Fashion Moda), um novo canal de comunicação voltado para lojistas, clientes e profissionais da moda. O evento de lançamento ocorreu na última segunda-feira (17/03) e representa mais uma iniciativa para fortalecer o mercado de moda atacadista e ampliar o turismo de compras em Fortaleza. Para falar sobre o projeto, o Economic News Brasil entrevistou o empresário André Pontes, diretor do empreendimento, que detalhou a proposta da revista e outros projetos já planejadas para 2025.
Revista CFM: uma nova vitrine para a moda
ENB: Qual a proposta da Revista CFM?
André Pontes: O Centro Fashion Fortaleza sempre buscou criar oportunidades para os empreendedores. A Revista CFM é mais um passo nesse caminho, oferecendo um espaço para lojistas divulgarem seus produtos e para clientes se inspirarem com os lançamentos e tendências da moda. Mas o projeto vai além da revista. Estamos organizando um evento de moda no segundo semestre para fortalecer o comércio fashion e destacar seu potencial. Queremos ampliar o fluxo de clientes de outros estados e fortalecer nossa posição no mercado.
Eventos de moda e expansão do turismo de compras em Fortaleza
ENB: Você mencionou um evento de moda. Como será?
André Pontes: No ano passado, realizamos um evento de moda de um dia e tivemos um retorno excepcional. Neste ano, ampliaremos para dois dias, com desfiles e apresentação das tendências da estação. Nosso objetivo é atrair compradores de outros estados e consolidar o Ceará e Fortaleza como um destino de destaque para o turismo de compras. Para isso, a Revista CFM terá um papel importante.
ENB: Além da moda, a revista pretende promover o turismo local?
André Pontes: Sim. Existe um público fiel que já vem ao Ceará para compras, mas queremos expandir esse mercado. Outras regiões que possuem polos de moda têm um fluxo ainda maior de turistas, e vemos uma oportunidade de crescimento. A revista será uma ferramenta para destacar as vantagens de comprar moda em Fortaleza.
Periodicidade e distribuição da Revista CFM
ENB: Com que frequência a Revista será publicada?
André Pontes: A Revista CFM (Centro Fashion Moda) será semestral e intercalará com o evento de moda no segundo semestre. No primeiro semestre, lançamos a revista e, no segundo, realizamos os desfiles. Esse ciclo garante que lojistas e clientes tenham sempre conteúdos atualizados sobre o setor e produtos.
ENB: Como será feita a distribuição?
André Pontes: A Revista CFM terá distribuição gratuita e estará disponível fisicamente em pontos estratégicos, como hotéis à beira-mar e excursões de compras. Além disso, sua versão digital ficará acessível no site do Centro Fashion Fortaleza por três meses.
Início de 2025 no Centro Fashion Fortaleza
ENB: Como foi o movimento no começo do ano e quais as próximas campanhas?
André Pontes: O fluxo de clientes superou as expectativas. Tanto no período de férias quanto no Carnaval, o desempenho foi superior ao dos anos anteriores. Agora, buscamos ultrapassar os números de 2024 com a próxima campanha, o Bazar. Esse evento já faz parte do nosso calendário e tem um impacto muito relevante para os lojistas. Também não posso deixar de mencionar as campanhas para as próximas datas de grande fluxo no primeiro semestre, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. Elas já estão sendo planejadas.
Confira o vídeo institucional do Centro Fashion Fortaleza, destacando o período de férias:
ENB: E como está o fluxo de visitantes ao longo do ano?
André Pontes: Em um dia comum, recebemos cerca de 20 mil pessoas. No acumulado do ano, esse número ultrapassa 5 milhões de visitantes, reforçando nossa posição como um dos principais polos de atacarejo de moda da região.
Centro Fashion Fortaleza: um dos principais polos de atacarejo do Nordeste
Inaugurado em abril de 2017, o Centro Fashion Fortaleza se consolidou como um dos maiores polos de atacarejo de moda do Norte e Nordeste. O empreendimento possui mais de 4 mil pontos comerciais ativos, distribuídos em cinco setores e uma infraestrutura de mais de 70 mil m².
O mix de produtos do shopping é variado, incluindo moda feminina, masculina, infantil, moda praia, moda íntima, calçados e acessórios.
Agora, com o lançamento da Revista CFM e outras ações já previstas no calendário do shopping, como eventos de moda e ações para atrair novos compradores, o Centro Fashion Fortaleza continua investindo na valorização da moda. A expectativa é que esses projetos ampliem a visibilidade do empreendimento e gerem novas oportunidades para lojistas e clientes.