O presidente da Argentina, Javier Milei, foi agraciado em janeiro com o Prêmio Gênesis, no valor de US$ 1 milhão, pelo seu apoio a Israel. Após adiar uma visita que ocorreria em março, ele agora está confirmado para receber o prêmio em 11 de junho, durante uma cerimônia no Knesset, o Parlamento israelense. Essa é a primeira vez que um chefe de Estado é laureado com essa homenagem.
Por que o comitê escolheu Javier Milei para o Prêmio Gênesis?
O comitê responsável pela escolha elegeu Javier Milei por unanimidade. O grupo destacou seu “apoio claro e firme a Israel”, citando o anúncio da transferência da embaixada argentina para Jerusalém, que ainda não implementaram, e a reversão de votos contrários a Israel na Organização das Nações Unidas.
O comitê também reconheceu sua “defesa dos valores democráticos e da liberdade no cenário global”, mencionando o respaldo ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e ao povo da Ucrânia. Também foi lembrada a estabilização da economia argentina em 2024, considerada uma conquista do seu governo.
Javier Milei declarou estar “honrado” em receber o Prêmio Gênesis e afirmou que não ficará com o valor em dinheiro. Ele pretende doar o montante para iniciativas que promovam a liberdade e o combate ao antissemitismo, tanto na Argentina quanto internacionalmente. O presidente planeja usar os recursos para fortalecer as relações diplomáticas entre Israel e países latino-americanos.
Stan Polovets, cofundador da Fundação Prêmio Gênesis, definiu Javier Milei como “um verdadeiro defensor do povo judeu”. Ele ressaltou que, diferente de outros líderes que se mantiveram em silêncio ou sancionaram Israel, o presidente argentino escolheu apoiá-lo abertamente.
Quem são os premiados anteriores do Prêmio Gênesis?
Além de Javier Milei, os premiados nas edições anteriores estão o empresário Michael Bloomberg, os atores Michael Douglas e Barbra Streisand, o violinista Itzhak Perlman, o escultor Anish Kapoor, o diretor Steven Spielberg, o proprietário do New England Patriots Robert Kraft e o ex-prisioneiro político Natan Sharansky.









