O carro voador da Embraer ganhou novo impulso com um investimento de R$ 90 milhões da Finep, que vai financiar tecnologias sustentáveis e avançar o cronograma rumo à operação em 2027.
Projeto do carro voador da Embraer recebe incentivo histórico
A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, conquistou R$ 90 milhões em recursos públicos não reembolsáveis da Finep. O apoio financeiro marca a primeira subvenção recebida pela empresa para tirar o carro voador da Embraer do papel. A iniciativa busca acelerar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para o eVTOL, veículo elétrico de pouso e decolagem vertical.
A Finep aprovou o projeto por meio de chamada pública, e a Embraer também se comprometeu com uma contrapartida de R$ 101 milhões, elevando o investimento total para R$ 191 milhões. A verba financiará o avanço do ecossistema digital da Eve, incluindo o TechCare, um pacote integrado com soluções de serviços, suporte ao cliente e operação.
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A Embraer deu início às etapas de testes com o protótipo do carro voador, realizando ensaios com o motor traseiro ainda em solo. A equipe da Eve avaliou o desempenho e a comunicação do motor com os sistemas de controle, essencial para garantir a segurança nas futuras operações. A empresa pretende realizar o primeiro voo do protótipo de engenharia em 2025 e iniciar os testes com o protótipo final em 2026.
A expectativa é iniciar as operações comerciais entre 2027 e 2028. A Eve também confirmou a implantação da fábrica em Taubaté (SP), com apoio de R$ 500 milhões do BNDES. A planta deve produzir até 480 aeronaves por ano e gerar cerca de mil empregos diretos.
Carro voador da Embraer promete viagens sustentáveis e acessíveis
O carro voador da Embraer surge como solução para a mobilidade urbana em curtas distâncias. A aeronave promete reduzir viagens de uma hora para 15 minutos, com motor 100% elétrico e zero emissão de CO2. A Eve estima que o preço de uma viagem ficará próximo ao de um trajeto por aplicativo.
Com quase 3 mil encomendas em carteira, a empresa negocia com clientes em 13 países. Entre os destinos iniciais estão São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Francisco, Dubai e Noruega. A aeronave terá capacidade para quatro passageiros e um piloto, atendendo rotas específicas como ligação com aeroportos e voos turísticos.
Com apoio financeiro robusto e cronograma bem definido, a Embraer acelera o projeto e consolida o carro voador como uma nova fronteira da aviação urbana.