Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Diferença entre aeronaves Phenom 100 e 300 surpreende compradores

Descubra as principais diferenças entre os jatos leves Phenom 100 e 300 da Embraer. O Phenom 100EX é ideal para voos curtos, enquanto o Phenom 300E, o jato leve mais vendido, é perfeito para viagens corporativas longas. Ambos oferecem tecnologia avançada e conforto, atendendo a perfis distintos de usuários. Entender essas características é essencial para quem busca desempenho na aviação executiva. Venha saber mais!
diferença entre aeronaves Phenom 100 e 300 em voo lado a lado no céu.
O Phenom 100EX é a entrada da aviação corporativa e o 300E lidera como jato leve mais vendido do mundo.

A diferença entre aeronaves Phenom 100 e 300 da Embraer vai além do valor de compra. Os dois jatos leves da fabricante brasileira dominam segmentos distintos da aviação executiva e atendem perfis variados, de pilotos autônomos a grandes empresas. Ambos fazem parte da família de aviões executivos Embraer, mas cada modelo foi pensado para uma finalidade operacional e estratégica diferente.

Enquanto o Phenom 100EX representa uma introdução à aviação corporativa, o Phenom 300E se consolidou como o jato leve mais vendido do mundo. Entender suas diferenças é fundamental para quem busca desempenho de voo, flexibilidade e retorno sobre o investimento.

Duas categorias, dois perfis de missão

O Phenom 100EX está no segmento very light jet, usado com frequência em voos curtos, principalmente por empreendedores, profissionais liberais e escolas de aviação executiva. Já o Phenom 300 atua na categoria light jet, com mais alcance e tecnologia embarcada, ideal para aviação corporativa regional e internacional.

Ambas as aeronaves têm cabine pressurizada, excelente ergonomia e sistemas modernos de navegação, mas o 300E oferece mais espaço, conforto e recursos para quem precisa de autonomia e produtividade aérea em viagens mais longas. A Embraer projetou esses modelos para ocupar nichos complementares no mercado global de jatos leves.

Quadro comparativo: diferença entre aeronaves Phenom 100 e 300

CaracterísticaPhenom 100EXPhenom 300E
CategoriaVery Light JetLight Jet
CapacidadeAté 7 ocupantesAté 10 ocupantes
Alcance2.182 km3.723 km
Velocidade de Cruzeiro750 km/h (405 nós)839 km/h (452 nós)
Teto Operacional12.500 m (41.000 pés)13.700 m (45.000 pés)
Decolagem (pista seca)975 m970 m
Pouso (pista seca)823 m655 m
Cabine (comprimento)3,35 m5,23 m
Bagagem total1,56 m³2,15 m³
Motores2x PW617F1-E (1.730 lbf)2x PW535E1 (3.478 lbf)
AvionicsGarmin G3000 (recente)Garmin G3000 com autothrottle
DestaquesCompacto e acessívelJato leve mais vendido do mundo
Preço estimadoUS$ 5 milhõesUS$ 10 milhões
Público-alvoEmpreendedores, pilotos, médicosEmpresas, famílias HNWI, frotistas

Avanços tecnológicos embarcados diferencia aeronaves Phenom 100 e 300

Um dos grandes diferenciais do Phenom 300E é o nível de automação e segurança. Seu sistema de aviônicos Garmin G3000 integra navegação digital com funções como Synthetic Vision System (SVS), autothrottle, ADS-B In/Out e o exclusivo Runway Overrun Awareness and Alerting System (ROAAS), um alerta inteligente que previne incidentes em pistas curtas.

Essas soluções refletem o foco em performance operacional e conectividade a bordo, que tornam o 300E ideal para operações corporativas intensas. O Phenom 100EX também evoluiu, incorporando tecnologias semelhantes, mas com foco em simplicidade e autonomia individual, atendendo operadores que priorizam agilidade e custo-benefício.

Veja detalhes do Phenom 300E:

Posição de mercado e uso dos jatos da Embraer no mundo real

A diferença entre aeronaves Phenom 100 e 300 também se expressa na presença global. O 300E lidera o setor como o jato leve mais vendido há mais de uma década, com mais de 700 unidades entregues. Ele é amplamente usado por operadores de táxi-aéreo executivo, grandes empresas e até frotas internacionais, sendo conhecido por sua versatilidade operacional e robustez.

O Phenom 100EX, por sua vez, já superou as 400 unidades entregues desde seu lançamento. Ele é a escolha preferida de novos compradores de jato, pilotos privados e empresas menores que buscam acesso à aviação executiva com baixo custo operacional e alcance regional. Além disso, seu uso como jato escola é comum em centros de treinamento avançado.

O modelo Phenom 100EX é a quarta geração do modelo da Embraer:

Escolha estratégica: missão, frequência e investimento

Na prática, a diferença entre aeronaves Phenom 100 e 300 orienta decisões estratégicas no momento da compra. Quem precisa de um jato para rotas curtas e voos sob demanda encontra no 100EX uma solução ágil e econômica. Já quem opera em voos frequentes, longos ou corporativos, com alta ocupação e necessidade de bagagem, verá no 300E uma aeronave com melhor custo-benefício por quilômetro voado.

Segundo a Embraer, ambos entregam baixo custo de manutenção, alto nível de confiabilidade e forte valorização no mercado de usados. Mas o 300E se destaca pela sua capacidade de adaptação a diferentes missões — de voos executivos a transportes médicos ou logísticos.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas