Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Lançamento programa mulher do CREA-CE

Valorização da mulher engenheira crea ce
Foto: Divulgação

Na última terça (16/03) foi lançado via reunião online o Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea do Ceará. A iniciativa visa estimular que postos de lideranças no Sistema Confea/Crea sejam cada vez mais ocupados por mulheres. Para isso, o modelo de governança tem sido repensado. Discutir a participação das mulheres no mercado de trabalho e as dificuldades que elas enfrentam na sociedade, como assédio e feminicídio, são outros dois macro-objetivos do programa.

Foto: Divulgação

O presidente do Crea-CE agradeceu a colaboração do Confea na implementação no programa, e aos integrantes do comitê local assegurou suporte para que as ações sejam realizadas. “Desejo sucesso ao grupo e garanto que todo apoio será dado de forma incondicional”, afirmou o engenheiro civil Emanuel Maia Mota, depois de apresentar as estatísticas de gênero do Regional. “No Ceará, 12% dos profissionais registrados no Crea são mulheres. Dessas, 45% têm menos de 45 anos de idade, 52% delas moram em Fortaleza e 58% são engenheiras civis. E 20% do plenário do Crea é composto de mulheres.”

A secretária do comitê do Crea-CE, eng. agr. Maria Helena Araújo, disse contar com o apoio das lideranças do Regional e do Confea, bem como dos demais integrantes, para desenvolver o trabalho. “O programa é aberto a todas e todos sem discriminação, afinal a questão de gênero é de homem e de mulher.”  Ela também listou os pontos que irão nortear o projeto, cujo objetivo é fazer com que “as mulheres sejam protagonistas de seu destino”, no estado que em 2019 foi o segundo com maior número de feminicídio, na região Nordeste. “A proposta é fomentar discussões temáticas, propor políticas atrativas para mulheres, manter contato com as entidades, mapear as profissionais do Ceará e estimular a participação delas em todo o estado, discutir mercado de trabalho e a violência que aflige e mina a confiança das mulheres”, pontuou, reiterando que “a agenda é ambiciosa e somente terá sucesso com colaboração de todos”.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

O presidente do Confea motivou a disseminação do projeto. “Parabenizo pela implantação do programa no Conselho Regional, que é onde as discussões e ações têm que acontecer”, disse o eng. civ. Joel Krüger, ressaltando que o Confea, enquanto Federal, é um incentivador do projeto idealizado para promover a igualdade de gênero nos 27 Regionais.

Saiba mais

Iniciado em 2018 e tendo como diretrizes principais o Plano Nacional de Política para Mulheres do Governo Federal, e diversos acordos internacionais como a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW), Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, composta por 17 metas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Marco de Parceria para o Desenvolvimento Sustentável 2017-2021 e a própria Constituição Brasileira, este programa está fortemente comprometido com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 05 da Agenda 2030 da ONU, na medida em que busca estimular o protagonismo das mulheres na construção de uma sociedade e de um Sistema Confea/Crea cada vez mais justo, igualitário e democrático. O processo de elaboração do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea conta com colaborações e participação de membros da sociedade civil, profissionais ligados às áreas da engenharia, agronomia e geociências, presidentes de Creas e entidades de classe e diversas lideranças do Sistema Confea/Crea.

Conheça mais sobre a iniciativa no portal da instituição Aqui!

Fonte: Assessoria

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado