A Nike encerrou 2020 como a marca esportiva de maior faturamento no Brasil, um feito notável em um ano marcado pela pandemia. A marca alcançou um faturamento de R$ 2,4 bilhões, refletindo a força de sua operação mesmo com mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros.
Faturamento da Nike no Brasil em 2020
Os números de faturamento da Nike no Brasil foram divulgados pela primeira vez após a aquisição pelo Grupo SBF, dono da Centauro. De acordo com os resultados apresentados no final de março, a operação da Nike, agora chamada Fisia, faturou R$ 2,4 bilhões. Desses, R$ 1,680 bilhão veio de vendas no atacado, para lojas parceiras, e R$ 720 milhões de vendas diretas ao consumidor. Incluindo R$ 72 milhões provenientes do e-commerce e o restante de outlets.
Concorrentes e seus Resultados no Mercado Brasileiro
O Grupo Vulcabras, operador das marcas Olympikus e Under Armour, chegou próximo desse desempenho. A receita líquida da Vulcabras, proveniente de sua operação de calçados esportivos, foi de R$ 1 bilhão, representando 75% de todo o faturamento do grupo. A Adidas e a Asics, por sua vez, não divulgaram resultados específicos para o Brasil, tratando o país como parte de seus resultados da América Latina. A Mizuno, vendida pelo Grupo Alpargatas para a Vulcabras no ano passado, também não revelou seus números, mas, para comparação, a Havaianas faturou R$ 2,2 bilhões no Brasil em 2020, seu melhor resultado histórico.
Estratégia do Grupo SBF com a Aquisição da Nike
A divulgação dos resultados da Nike no Brasil ocorreu devido à aquisição pelo Grupo SBF, que busca expandir sua atuação no ecossistema esportivo. A apresentação dos resultados mostrou que a Fisia, desde fevereiro, tornou-se uma empresa lucrativa para o grupo. Apenas no quarto trimestre, a Fisia faturou R$ 240 milhões, com um lucro bruto de R$ 65 milhões.
Investimento no Ecossistema do Esporte
O investimento no ecossistema do esporte continuará com a rede NWB, produtora de conteúdo esportivo e criadora do canal Desimpedidos. Comprada pelo SBF em 2020, a integração da NWB ocorrerá ao longo de 2021. Os resultados financeiros da NWB serão consolidados no primeiro trimestre de 2021, com planos de usar seus canais para mudar a abordagem ao consumidor, conforme relatório aos acionistas.