Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Petrobras vende refinaria por 55% do valor real

Imagem; Internet

A Petrobras informou que assinou contrato para a venda da refinaria Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor). A venda da refinaria localizada no Ceará e das suas estruturas portuárias está avaliada com um valor mínimo, pelas projeções cambiais mais elevadas de 2022, em US$ 62 milhões, porém o valor negociado foi de US$ 34 milhões.

Trata-se de uma refinaria pequena, de 8 mil bbl/d de capacidade.  Apesar da pequena representatividade do ativo, vemos como mais um passo na direção de libertar a companhia do risco político de ingerência para controle de preços de combustíveis.

A venda foi assinada com a Grepar Participações, veículo societário de propriedade conjunta das empresas Grecor Investimentos em Participações Societárias, Greca Distribuidora de Asfaltos e Holding GV Participações. Entretanto, a operação está sujeita ao cumprimento de condições precedentes, como a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

conteúdo patrocinado

A Lubnor é o quarto ativo a ter o contrato de compra e venda assinado no âmbito do compromisso firmado pela Petrobras com o CADE em junho de 2019 para a abertura do mercado de refino no Brasil.

Para realizar o valor da venda, o Ineep utilizou o método do Fluxo de Caixa Descontado (FCD), que se baseia no valor corrente dos fluxos de caixa, projetando-os para o futuro. A taxa que reflete o risco do negócio, despesas de capital (investimento em capital fixo) e necessidades adicionais de giro.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado