O valor do dólar americano está em disparada há mais de um ano em relação a todas as moedas, desde a libra esterlina até o won sul-coreano.
Após subir novamente na sexta-feira, o dólar está próximo de seu nível mais alto em mais de duas décadas, de acordo com um índice que mede algumas das principais moedas. Muitos investidores profissionais não esperam que ele desacelere tão cedo.
A alta do dólar afeta praticamente todos, mesmo as pessoas que nunca sairiam das fronteiras dos EUA.
Como?
Considere o iene japonês. Um ano atrás, um dólar poderia comprar pouco menos de 110 ienes. Hoje, pode comprar 143. Isso é cerca de 30% a mais, e uma das maiores alterações que o dólar americano sofreu em relação a outra moeda.
A moeda é a grande sobrevivente em um ano desanimador, em que a bolsa de valores dos EUA caiu mais de 19%, o Bitcoin caiu para menos da metade, e o ouro perdeu mais de 7%.








