Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Pesquisa inédita aponta o perfil do executivo de RH no Brasil

(Imagem: Robert Hundley/Pixabay)

O perfil do CHRO brasileiro revelado em pesquisa inédita: executivos de RH atuam principalmente em grandes empresas de diversos setores e conhecem bem o negócio em que atuam. O levantamento feito em conjunto pela Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional São Paulo (ABRH-SP) e Saint Paul Escola de Negócios, apresentado no fórum CHRO, em São Paulo, abrange a atuação de profissionais em empresas de médio e grande portes. A pesquisa revela que o perfil demográfico do CHRO é predominantemente de mulheres, brancos, heterossexuais, com 48 anos de idade em média. A diversidade e a inclusão são prioridades do ano para os executivos participantes da pesquisa. Questões como transformação social, bem-estar, ESG e cultura empresarial figuram como temas primordiais. Sobre as perspectivas para 2023, a percepção é de que o ano será de ampliação no número de colaboradores para atuar nas corporações.

CHRO é uma sigla em inglês que significa Chief Human Resources Officer, ou seja, Diretor de Recursos Humanos. É o profissional responsável por liderar as áreas de Recursos Humanos de uma empresa, desenvolvendo estratégias para atração, retenção e desenvolvimento de talentos, além de gerenciar questões relacionadas a benefícios, remuneração, capacitação, entre outras. O CHRO geralmente é um membro do alto escalão da empresa, reportando diretamente ao CEO.

No universo da pesquisa, 30% das corporações em que estes CHRO trabalham, o faturamento passa de R$ 10 bilhões ao ano, e há até 5 mil colaboradores. Entre as empresas de atuação dos CHROs participantes da pesquisa, 38,7% são do ramo de negócios; indústria aparece com 24,1%, seguida de tecnologia (19,3%), comércio e varejo (14,5%) e agronegócio (3,2%). Para 58% dos executivos, a maior parte do tempo de atuação é dedicada a temas estratégicos, sobrepondo-se aos assuntos táticos ou operacionais.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

“O estudo contribui para conhecermos mais sobre a trajetória e as características de pessoas que ocupam posições de elevada responsabilidade que, desde o início da pandemia, têm tido relevância ampliada nas empresas”, afirma Luiz Drouet, presidente da ABRH-SP. Segundo o levantamento, 53% dos executivos conhecem muito o negócio em que atuam e participam de mais de 80% das decisões estratégicas na organização. “As grandes empresas estão seguindo por esta linha. E este é um bom indicativo para que corporações de médio porte acompanhem este comportamento”, afirma André Nardy, head do Saint Paul Empresas e vice-reitor de Educação Corporativa da Saint Paul Escola de Negócios.

Quando indagados a respeito dos desafios para este ano, os respondentes da pesquisa “Perfil do CHRO brasileiro” trazem o consenso de que “alinhar e conciliar pessoas, cultura, negócios e resultados”, participando mais efetivamente na agenda estratégica das empresas, é um meio para aprimorar o trabalho que desempenham. Para os respondentes do estudo, as perspectivas em 2023 são otimistas, com projeção de aumento no número de colaboradores em grandes empresas. “Ou seja, grandes empresas, por meio de seus CHROs, estão sinalizando crescimento, o que é extremamente positivo”, avalia André Nardy.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado