Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Planos odontológicos atingem níveis recordes de contratações no Brasil em 2022

Foto: de MART PRODUCTION no Pexels

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o mercado de planos odontológicos no Brasil bateu um recorde histórico em 2022, com 30 milhões de apólices contratadas. Entre fevereiro e dezembro do ano passado, o setor de odontologia superou o recorde de beneficiários por 11 vezes, adicionando 2.057.899 novos planos em comparação com 2021.

A região Sudeste é a que mais contratou planos odontológicos, com São Paulo liderando com 36% do mercado, que corresponde a cerca de 11 milhões de benefícios em circulação. No entanto, os estados do Acre e Roraima, juntos, aparecem com apenas 73.918 apólices. Fábio Nogi, líder de inovação da Unimed Odonto, observa que é importante avaliar a taxa de cobertura odontológica em cada região para entender os desafios de ampliar o acesso ao serviço. Segundo ele, a renda per capita, o acesso à informação e a proporção de pessoas com vínculo de trabalho formal são fatores que afetam a distribuição dos planos odontológicos.

A maioria dos beneficiários de planos odontológicos no Brasil está na faixa etária de 30 a 40 anos, e mais de 72% das apólices são de planos coletivos empresariais. São Paulo apresenta uma taxa de cobertura odontológica de 23,7%, enquanto a região Norte tem apenas 8,5%, de acordo com Nogi.

conteúdo patrocinado

Uma pesquisa da Vox Populi de 2021 mostrou que 42% das pessoas contratam um plano odontológico para evitar depender do sistema público de saúde e ter segurança em caso de atendimento médico de urgência. Além disso, os recém-nascidos foram o público que mais demandou planos em 2022, resultando em 4.130 novas apólices.

O setor de seguros de saúde em geral apresentou perspectivas de crescimento em 2022. A ANS registrou a maior quantidade de planos de saúde ativos desde 2014, totalizando cerca de 50 milhões de beneficiários. Nogi destaca que a consistência do crescimento do setor está ligada à resiliência demonstrada nos últimos anos, com os planos odontológicos mantendo um valor mensal acessível mesmo em períodos de crises econômicas e altas taxas de desemprego.

A Unimed Odonto lançou, em parceria com institutos de pesquisa e a empresa de tecnologia Infinitti, uma consultora virtual assistida por inteligência artificial, chamada Tina. A ferramenta avalia o risco de desenvolvimento de doenças bucais e está inserida na inovação tecnológica, que é um dos pilares estratégicos da empresa. O uso de chatbots no atendimento aos beneficiários e prestadores, a aplicação de inteligência artificial em processos de auditoria e análise de tratamentos odontológicos, bem como o uso da biometria facial, estão cada vez mais disponíveis para as operadoras odontológicas em todo o país, segundo Nogi.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado