Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Resposta de Biden impede crise financeira sistêmica após colapso do Sillicon Valley Bank, defende economista

Foto: Reprodução

O economista Justin Wolfers, professor da Universidade de Michigan e doutor em economia por Harvard, afirma que a resposta do governo do presidente americano, Joe Biden, em assegurar todos os depósitos do Sillicon Valley Bank (SVB) impediu que a falência do banco desencadeasse uma crise financeira sistêmica. Wolfers aponta que o colapso do SVB ocorreu devido ao afrouxamento das políticas implementadas após a crise de 2008 pelo governo Trump em 2018, e defende o aumento da regulação do setor.

A Lei de 2010 colocou bancos sob a fiscalização do Conselho de Supervisão para Estabilidade Financeira (FSOC), com a função de identificar riscos que possam afetar o mercado, e criou a Agência de Proteção Financeira ao Consumidor (CFPB) para supervisionar o setor de crédito a pessoas físicas, entre outras medidas para aumentar a transparência. No entanto, em 2018, Trump assinou uma lei que liberou bancos de médio porte das regras mais rígidas estabelecidas em 2010, restringindo a supervisão federal a menos de dez instituições.

Participe do nosso canal no WhatsApp e fique sempre atualizado!! Entre AQUI: https://chat.whatsapp.com/F9RHuEDvoA94uXNAZ7LDRm

Wolfers destaca que, se o governo federal não tivesse tomado nenhuma medida, uma crise poderia ter se espalhado. Mas a resposta de Biden em garantir todos os depósitos do SVB muda completamente a probabilidade de novas falências, tornando implicitamente a promessa de restituição integral aos depositantes uma medida para prevenir futuras crises. O economista defende, no entanto, um aumento da regulação do setor para evitar a repetição de erros passados.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Participe do nosso canal no Telegram e fique sempre atualizado!! Entre AQUI: https://t.me/economicnewsbr

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado