Cooperativas de crédito demonstram entusiasmo ao buscar atingir suas metas na 28ª edição da Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que acontece até 5 de maio. O evento tem sido palco para a liberação de créditos e vendas diretas aos clientes do setor agrícola.
Após a captação de R$ 1 bilhão em 2022, o Sicoob-SP disponibiliza R$ 2 bilhões para as 14 cooperativas paulistas associadas. Segundo o diretor executivo do Sicoob-SP, Rodrigo Moraes, “agora temos recursos e as empresas têm condições de entrega dos produtos”. Uma linha especial de consórcio, com taxa de administração a partir de 6,38%, e financiamento próprio com juros a partir de 15% e isenção de IOF são oferecidos na feira.
A Coopercitrus tem como objetivo faturar R$ 1,8 bilhão para seus cooperados, superando a marca de R$ 1,5 bilhão de 2022. O CEO da Coopercitrus, Fernando Degobbi, ressalta que a feira deste ano apresenta um movimento maior do que no ano passado e conta com mais de 400 profissionais empenhados em alcançar a meta estabelecida. Além disso, foram enviados 12 mil convites aos produtores rurais cooperados.
Com 105 cooperativas em todo o Brasil, o Sicredi promove sua marca e oferece atendimento aos associados com duas linhas de crédito, a TFB (do BNDES) e a CPR, ambas com taxas a partir de 17% ao ano, que podem ser negociadas individualmente. O gerente de desenvolvimento de crédito, Gilson Nogueira Farias, destaca que o Sicredi dispõe de R$ 5 bilhões para financiamentos na feira, e as propostas de negócios são realizadas pelo aplicativo DigiAgro. Em 2022, foram captados R$ 30 milhões em propostas.
José de Paula Neto, gerente corporativo de negócios da Coplacana, afirma que a meta é, no mínimo, igualar os números de 2022, que atingiram R$ 50 milhões. Por sua vez, Marcelo Ludvichak, diretor de negócios da Cresol Pioneira, destaca que o objetivo é fortalecer a presença da marca em São Paulo.
A Credicitrus apresenta taxas especiais para os produtores associados, incluindo limites pré-aprovados de crédito para diversas finalidades, como aquisição de insumos, custeio agrícola/pecuário, compra de máquinas e equipamentos novos, financiamento de veículos e aquisição de energia fotovoltaica.
A Agrishow é promovida por entidades relevantes do agronegócio brasileiro, como Abag, Abimaq, Anda, Faesp e SRB, e organizada pela Informa Markets, pertencente ao Grupo Informa, uma das maiores promotoras de feiras, conferências e treinamentos do mundo com capital aberto.