Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Mais executivos de tecnologia levantam preocupações sobre os riscos da inteligência artificial

(Foto: Tara Winstead/Pexels)

Eric Schmidt, ex-CEO do Google de 2001 a 2011, expressou preocupações sobre os possíveis riscos existenciais da inteligência artificial (IA), levantando questões que ecoam as inquietações de outros executivos de tecnologia em relação ao desenvolvimento dessa área.

Durante a Cúpula do Conselho de CEOs do Wall Street Journal, Schmidt alertou que a IA apresenta riscos que podem resultar em danos significativos para as pessoas, referindo-se a situações em que “muitas pessoas são feridas ou mortas”.

Schmidt, que também atuou como presidente executivo da Alphabet de 2015 a 2017, destacou que a regulamentação da IA é uma questão de importância social abrangente. No entanto, ele acredita que é improvável que os Estados Unidos estabeleçam uma agência reguladora para esse fim.

Publicidade

Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet, enfatizou no Financial Times que a IA é a tecnologia mais profunda com a qual a humanidade está trabalhando atualmente, ressaltando a importância de garantir que a sociedade acerte seu desenvolvimento.

Além de Schmidt, outros nomes influentes da indústria de tecnologia, como Elon Musk, CEO do Twitter, e Steve Wozniak, cofundador da Apple, juntamente com outros líderes, assinaram uma carta em março pedindo uma “corrida pelo controle” na criação da IA.

Sam Altman, CEO da OpenAI, revelou em uma entrevista à ABC News em março que sua empresa sente um certo receio em relação ao potencial da IA, destacando que será a maior tecnologia já desenvolvida pela humanidade.

Schmidt concluiu seu alerta afirmando que em um futuro próximo, sistemas de IA podem descobrir vulnerabilidades em questões cibernéticas e novas áreas da biologia, ressaltando a importância de estarmos prontos para garantir que essas capacidades não sejam exploradas por indivíduos mal-intencionados.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado