Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Gigante mexicana quer vender participação na Heineken

Imagem: Pixabay

Dona da maior engarrafadora de Coca-Cola da América Latina e da marca de varejo Oxxo, a Femsa lançou na quarta-feira (31/05) uma oferta para vender 6% do capital da Heineken, o equivalente a USS 3,6 bilhões ao preço de tela.

A empresa já havia anunciado em fevereiro que pretende desinvestir de todos os seus ativos não-core num prazo de dois a três anos, o que inclui a participação na Heineken (onde é dona de 15% do capital) e na Emoy Solutions, uma distribuidora de produtos e materiais de limpeza.

Com as vendas, a gigante mexicana quer simplificar sua operação, focando apenas em seus dois principais negócios: a Coca-Cola FEMSA e a rede de proximidade Oxxo, que já tem mais de 30 mil lojas espalhadas pela América Latina, a grande maioria no México. No Brasil, são 150 unidades numa joint venture com a Raízen.

Publicidade

A precificação será na quinta-feira (01/06) e parte da oferta já está garantida: a Heineken disse que pretende comprar 10% do total colocado à venda como parte de seu programa de buyback. A família controladora, que tem pouco mais de 50% do capital da Heineken, também se comprometeu a comprar US$ 50 milhões.

A venda deve ajudar a FEMSA a desalavancar seu balanço, reduzindo a alavancagem de 2,6x EBITDA para 2x, e bancar seu plano agressivo de expansão. Após todos os desinvestimentos, a FEMSA projeta que a Coca-Cola FEMSA vai responder por 34% do lucro operacional da companhia, enquanto a Oxxo responderá pelos outros dois terços.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado