Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Conheça a Jugalbandi, a inteligência artificial indiana

Inteligência Artificial
(Foto: Alex Knight/Pexels)

A Microsoft continua a avançar em sua busca pela inteligência artificial (IA), e agora sua mais recente empreitada é a Jugalbandi, uma plataforma orientada por IA e chatbot.

O objetivo dessa plataforma é fornecer aos indianos acesso fácil a informações sobre iniciativas governamentais e programas públicos. Esse empreendimento ganha destaque na Índia, onde existem cerca de 22 idiomas oficiais com variações significativas, criando desafios na disseminação de informações. Curiosamente, o nome “Jugalbandi” é uma homenagem à música clássica indiana, representando um dueto musical amigável onde dois artistas trocam composições.

A missão da plataforma é simples: “Jugalbandi é uma plataforma gratuita e aberta que combina o poder do ChatGPT e dos modelos de tradução de idiomas indianos para alimentar soluções de IA de conversação em qualquer domínio”. Seu principal objetivo é ajudar os usuários a superar barreiras de alfabetização e idioma, capacitando cidadãos a acessar informações necessárias em áreas como justiça, educação e saúde.

Publicidade

Uma das grandes inovações do Jugalbandi é a integração direta do chatbot ao WhatsApp, o aplicativo de comunicação móvel mais popular na Índia, que conecta mais de 480 milhões de pessoas em todo o país. O WhatsApp é uma ferramenta amplamente utilizada para pagamentos, negócios, mídia social e notícias, sendo uma escolha natural para a plataforma.

Além disso, o Jugalbandi é impulsionado pelos modelos de linguagem e aprendizado da AI4Bharat, uma iniciativa apoiada pelo governo que visa construir sistemas de IA de linguagem de código aberto para idiomas indianos. A iniciativa é realizada no Instituto Indiano de Tecnologia (IIT) em Madras, uma das universidades de engenharia mais importantes do mundo.

Chen May Yee, em um artigo para a Microsoft, explica o funcionamento do chatbot: “Um usuário envia uma mensagem de texto ou áudio para um número do WhatsApp, que inicia o bot Jugalbandi. Isso é transcrito em texto usando o modelo de reconhecimento de fala AI4Bharat. Por sua vez, é traduzido para o inglês pelo modelo de tradução Bhashini treinado por AI4Bharat. Com base no prompt, o modelo do Azure OpenAI Service recupera informações sobre o programa governamental relevante. A resposta é traduzida para o hindi. Isso é então sintetizado com o modelo de conversão de texto em fala AI4Bharat e enviado de volta ao WhatsApp – e aos ouvidos da pessoa”.

Essa iniciativa tem o potencial de ser extremamente impactante e positiva na Índia, um país com mais de 1,4 bilhão de pessoas, muitas delas vivendo em áreas rurais. Com o investimento em tecnologia e infraestrutura para levar acesso à internet de alta velocidade a regiões remotas, a Jugalbandi pode atender e ajudar até mesmo as comunidades mais distantes.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado