Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

União Europeia anuncia investimento de R$ 10 bi em hidrogênio verde no Brasil

Imagem: Divulgação

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou um investimento de 2 bilhões de euros (cerca de R$ 10 bilhões) em projetos de hidrogênio verde no Brasil. Ela afirmou que a União Europeia tem como objetivo importar 10 milhões de toneladas de hidrogênio renovável anualmente.

O hidrogênio verde é denominado assim por ser um combustível limpo, produzido através de um processo químico chamado eletrólise, que separa o hidrogênio do oxigênio na água utilizando uma corrente elétrica. No caso do Brasil, o diferencial é que a fonte energética adotada para esse processo é limpa, como a energia solar ou eólica.

No entanto, existem desafios a serem superados nessa área. O principal obstáculo reside no transporte do hidrogênio, que requer armazenamento em baixas temperaturas e alta pressão. Além disso, as tecnologias necessárias para a produção em larga escala ainda não estão completamente desenvolvidas.

Publicidade

Apesar dos desafios, as vantagens do hidrogênio verde são promissoras. Substituir o hidrogênio cinza (produzido a partir de fontes fósseis) pelo hidrogênio verde poderia resultar em uma economia de 830 milhões de toneladas de carbono por ano, equivalente às emissões combinadas do Reino Unido e da Indonésia, de acordo com cálculos da Agência Internacional de Energia.

O hidrogênio verde tem potencial de utilização em diversos setores, como transporte, siderurgia, indústria química e geração de energia elétrica. A iniciativa de investimento da União Europeia no Brasil fortalece a posição do país como fornecedor de hidrogênio verde e impulsiona a transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado