Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Hidrogênio Verde: Suape e Pecém na rota da cooperação internacional

Imagem: Complexo Industrial e Portuário do Pecém/Divulgação

Anunciado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, os portos de Suape (PE) e Pecém (CE) podem entrar na rota de investimentos estrangeiros para a produção de hidrogênio verde (H2V) na ordem de R$ 10 bilhões.

Para inserir os dois portos nordestinos na cooperação internacional sobre o tema, o senador Fernando Dueire (MDB-PE) definiu uma agenda de trabalho conjunta com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, com quem se reuniu nesta semana.

O interesse e a necessidade de investimentos da comunidade internacional no assunto não são por acaso. O hidrogênio é visto por especialistas e estudiosos como o combustível do futuro, principalmente em sua versão sustentável. Atualmente, o Brasil é o terceiro país que mais produz energia renovável no mundo, perdendo apenas para os EUA e a China.

Publicidade

Já o Nordeste concentra a maior movimentação em torno do H2V. A região quer se posicionar como um polo produtor, devido ao alto potencial para geração de energia solar e eólica, além da localização estratégica dos portos em relação ao mercado europeu.

O membro da Comissão Especial do Hidrogênio Verde do Senado Federal, Dueire já tem marcada uma nova audiência com o Secretário de Energia, Clima e Meio Ambiente do Ministério, André Corrêa do Lago.

“Unir os investimentos da Comunidade Europeia com o trabalho que estamos fazendo na comissão para regulamentar e incentivar a produção dessa energia no País vai ser determinante para o setor. E ter o Ministério das Relações Exteriores como parceiro nesse trabalho conjunto é muito importante”, pontuou Dueire.

Na última semana de maio, Suape já foi alvo dos trabalhos da comissão. Os senadores visitaram as instalações e os projetos que estão começando a sair do papel no porto pernambucano voltados à geração do H2V.  E no próximo dia 26, o grupo estará no Porto de Pecém.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado