Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Redirecionamento de Exportações de Diesel Russo Após Embargo da União Europeia

Exportação

As exportações marítimas russas de diesel e gasóleo estão em crescimento em junho, impulsionadas pelo aumento na produção de derivados de petróleo devido às reformas nas refinarias e à disponibilidade de estoques adequados no mercado interno, conforme confirmado por dados de traders e da Refinitiv Eikon.

De acordo com as informações disponíveis, as exportações totais de diesel e gasóleo oriundas dos portos russos aumentaram cerca de 5% na primeira quinzena de junho em comparação com o mesmo período de maio, alcançando aproximadamente 1,5 milhão de toneladas. Adicionalmente, as exportações de diesel ultra baixo em teor de enxofre cresceram quase 15%, totalizando cerca de 1,1 milhão de toneladas.

Desde a implementação do embargo total da União Europeia aos produtos petrolíferos russos em 5 de fevereiro, os traders têm redirecionado as exportações de diesel dos portos russos para países na África, Ásia e Oriente Médio, uma vez que a Europa não é mais o principal comprador.

Publicidade

A Turquia tem sido o principal destino das exportações de diesel russas em junho, representando aproximadamente um terço do total fornecido até o momento, de acordo com dados da Refinitiv. No entanto, para cerca de metade das cargas, os portos de descarga ainda não foram confirmados.

Desde o início de junho, aproximadamente 150 mil toneladas de diesel provenientes dos portos russos foram enviadas para o Brasil, enquanto outras 93 mil toneladas e 70 mil toneladas foram enviadas para Marrocos e Gana, respectivamente.

Além disso, cerca de 200 mil toneladas de diesel russo foram destinadas a carregamentos próximos ao porto grego de Kalamata e perto de Malta em junho. Os destinos finais desses volumes ainda permanecem desconhecidos.

Outras 200 mil toneladas de diesel, embarcadas nos portos russos desde o início de junho, ainda não tiveram seus destinos confirmados.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado