Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Senado Aprova Cristiano Zanin como Novo Ministro do STF: Veja os Detalhes

O Senado Federal, nesta quarta-feira, 21 de junho, ao aprovar Cristiano Zanin como o mais novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Zanin, que foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, obteve 58 votos a favor e 18 contra. Aqui estão todos os detalhes sobre essa significativa aprovação.

Placar do Senado

Processo de Aprovação Rigoroso

A indicação de Zanin passou por um processo rigoroso que começou com uma sabatina na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), onde foi aprovado com o apoio de 21 dos 27 senadores titulares. Posteriormente, foi submetido a uma sabatina de quase oito horas no plenário do Senado, que culminou em sua aprovação.

Publicidade

Posse

Com a aprovação de Zanin, o STF iniciará os preparativos para sua posse como o 11º ministro da Corte. A cerimônia de posse está prevista para ser realizada em agosto, após o recesso do tribunal, que começa em 1º de julho.

Conheça Zanin

Cristiano Zanin, de 47 anos, é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ele é amplamente conhecido como o principal advogado de Lula, com quem tem laços familiares. Zanin também é sócio de seu escritório de advocacia, juntamente com sua esposa, Waleska Zanin Martins.

Ministro de Longo Prazo

Com sua idade, Zanin tem a possibilidade de servir no STF por até 28 anos, considerando as regras atuais, que estipulam a idade de 75 anos para a aposentadoria de ministros.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado