Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Reajuste salarial mediano supera inflação e alcança maior aumento real em 2023

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O mês de maio registrou um reajuste salarial mediano de 5,3%, ultrapassando a inflação acumulada dos últimos 12 meses em 1,5 ponto percentual. Esse percentual representa o maior aumento real do ano de 2023. Além disso, o piso salarial mediano negociado atingiu o valor de R$ 1.630 no mesmo período, visando corrigir discrepâncias salariais.

As informações foram divulgadas na quinta-feira (28/06) no boletim Salariômetro, elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O Salariômetro analisa os resultados de 40 negociações salariais, coletadas por meio do portal Medidor, do Ministério do Trabalho e Emprego.

O balanço revelou ainda que 91,9% dos reajustes salariais negociados ficaram acima do INPC acumulado, marcando a maior proporção já registrada na série histórica do Salariômetro.

Publicidade

“Apenas em 2018 foram observadas proporções similares. Em janeiro daquele ano, 91,0% dos reajustes ficaram acima do INPC. Naquela época, a inflação girava em torno de 2%. Agora, está em torno de 4%, o que destaca a importância dos reajustes atuais”, divulgou a Fipe.

De acordo com a entidade, a prévia indica que o INPC para o mês de junho permanecerá o mesmo de maio, e a proporção de reajustes acima da inflação é estimada em 81,4%.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado