Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Restituição do IR 2023: Receita Federal anuncia segundo lote com correção de 1%

(Foto: Marcelo Camargo/AgênciaBrasil)

O pagamento do segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023 será realizado nesta sexta-feira (30/06), conforme anunciado pela Receita Federal. A grande novidade é a correção dos valores em 1%, fundamentada na taxa Selic, atualmente em 13,75% ao ano.

O segundo lote contemplará 5,1 milhões de contribuintes, totalizando R$ 7,5 bilhões em restituições. Os contribuintes considerados prioritários são os que serão beneficiados por este lote, o que inclui 130 mil idosos acima de 80 anos, 978.397 idosos entre 60 e 79 anos, 70.589 pessoas com deficiência física ou mental ou com doença grave, 468.889 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério e 3,5 milhões que escolheram a opção da declaração pré-preenchida ou o recebimento da restituição via Pix.

O primeiro lote foi pago em 31 de maio e beneficiou 4,13 milhões de contribuintes com o montante de R$ 7,5 bilhões, configurando um novo recorde histórico de valor pago pela Receita Federal.

Publicidade

A programação de restituição do Imposto de Renda consiste em cinco lotes, que são pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil do mês.

Os contribuintes podem realizar a consulta sobre a restituição de maneira fácil e rápida na internet, através do site da Receita Federal. É necessário informar o número do CPF, a data de nascimento e preencher os demais dados solicitados. No entanto, o sistema não divulga o valor específico da restituição, mas informa aos contemplados no segundo lote que o pagamento será efetuado no dia 30, na instituição bancária definida pelo contribuinte.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado