O Carrefour finalizou uma operação de venda e aluguel de imóveis no modelo conhecido como sale and leaseback. A transação envolveu quatro centros de distribuição e cinco lojas, totalizando cerca de R$ 1,2 bilhão. A parceria foi feita com os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) Barzel Log e Barzel Retail.
Os imóveis vendidos incluem lojas localizadas em cidades de São Paulo e centros de distribuição espalhados pelos estados de São Paulo, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
Como funciona a estratégia de sale and leaseback?
O modelo sale and leaseback permite que uma empresa venda seus imóveis, mas continue a usá-los pagando aluguel. No caso do Carrefour, o contrato tem duração inicial de 20 anos, com possibilidade de renovação por mais cinco. Isso resulta em um custo de aluguel mensal de cerca de R$ 10 milhões.
A estratégia ajuda a empresa a melhorar a gestão financeira, liberando recursos para outras áreas importantes, e reduz a dívida. Parcerias com FIIs como Barzel Log e Barzel Retail mostram como o setor imobiliário pode ser uma solução para empresas que buscam maior eficiência.
O que o Carrefour ganha com essa estratégia?
Com a venda dos imóveis, o Carrefour aumenta sua liquidez, ou seja, tem mais dinheiro em caixa para investir em novas iniciativas. Esse tipo de operação permite à empresa focar em sua atividade principal: atender seus clientes com mais eficiência.
Essa ação é parte de um plano maior para fortalecer a operação no Brasil e manter a competitividade no mercado.um montante mensal de aproximadamente R$ 10 milhões em despesas de aluguel.