Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Piso nacional da Enfermagem: novo cronograma de pagamentos

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Ministério da Saúde emitiu um comunicado nesta quarta-feira (9) informando que o repasse adicional aos estados, municípios e Distrito Federal, destinado ao cumprimento do piso nacional dos profissionais de enfermagem, será efetuado até o dia 21 deste mês.

A pasta assegurou que o cronograma de transferências foi acordado de maneira colaborativa entre os estados, municípios e o Distrito Federal.

Os profissionais do setor, abrangendo níveis federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal, receberão um total de nove parcelas ao longo de 2023. Esses pagamentos contemplarão valores retroativos a partir de maio, incluindo também o pagamento do décimo terceiro salário. Para viabilizar o cumprimento do piso estabelecido, o governo federal reservou uma quantia de R$ 7,3 bilhões.

No início do mês de agosto, já foram liberados os valores suplementares correspondentes aos meses de maio e junho, além da parcela referente a julho, aos servidores federais do segmento da enfermagem. A pasta ministerial esclareceu que as parcelas remanescentes serão quitadas até o mês de dezembro, juntamente com o pagamento do décimo terceiro salário.

Em conformidade com as diretrizes da Advocacia-Geral da União (AGU), o cálculo do piso será efetuado considerando o vencimento básico e as gratificações de caráter geral, excluindo as vantagens de natureza individual. Este esclarecimento foi fornecido em nota pelo próprio Ministério da Saúde.

InstagramLinkedIn
Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas