Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Índia anuncia ter encontrado oxigênio no polo sul Lunar

Imagem mostra a Lua, após a Índia confirmar presença de oxigênio no polo sul Lunar.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Nesta madrugada (30), a missão espacial indiana surpreendeu o mundo ao confirmar a presença de oxigênio e uma variedade de outros elementos no polo sul da Lunar. A agência espacial indiana, ISRO, revelou os resultados das medições realizadas pelo robô explorador Chandrayaan-3.

Na semana passada, a Índia se tornou a quarta nação a concretizar o pouso de  uma nave nas proximidades do polo sul lunar. A ISRO destacou que a confirmação da presença de enxofre, cálcio, ferro e outros elementos por meio das medições “in-situ” é um avanço significativo. O comunicado oficial afirmou que o instrumento LIBS superou as limitações, possibilitando a identificação de enxofre na região.

“O instrumento de Espectroscopia de Decomposição Induzida por Laser (LIBS) a bordo fez as primeiras medições de composição dos elementos da superfície lunar perto do polo sul. As medições confirmam a presença de enxofre na região. Esse tipo de descoberta era viável antes com outros orbitais, anunciou a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) em um comunicado.

Publicidade

Além disso, a análise espectrográfica revelou a presença de alumínio, cromo e titânio na superfície lunar. A sonda também identificou a existência de manganês, silício e oxigênio. Esses achados trazem informações valiosas para a compreensão da composição e das características geológicas da Lua.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado