Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Política industrial brasileira sustentável e os desafios

Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (Foto: Divulgação)

Em meio às incertezas da pandemia e as tensões geopolíticas que questionam o conceito de economias sem fronteiras, o Brasil vê na implementação de uma política industrial sustentável como a resposta ideal para os desafios ambientais e sociais atuais.

Desafios contemporâneos como mudanças climáticas e transformação digital se unem a barreiras históricas do país, tais como distorções tributárias, infraestrutura insatisfatória e baixo incentivo a investimentos e exportações. Diante deste cenário, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou o Plano de Retomada da Indústria, centrado em quatro missões vitais: descarbonização da economia, transformação digital, saúde e segurança sanitária e defesa e segurança nacional.

Robson Braga de Andrade, presidente da CNI, reforça que o Brasil deve mobilizar seus pontos fortes, como valores democráticos, produção alimentar e recursos naturais, para contribuir com a construção de um mundo mais sustentável. Clovis Freire, chefe da Seção de Pesquisa e Análise de Commodities da Divisão de Comércio Internacional da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad), sugere que o Brasil diversifique sua economia com produtos tecnológicos e sustentáveis, em sintonia com as propostas da CNI.

Publicidade

Em uma perspectiva global, nações líderes estão investindo maciçamente em políticas industriais, como o Chip and Science Act dos EUA com US$ 280 bilhões e o Green Deal Industrial Plan da União Europeia com €662 bilhões. Estas políticas estatais direcionam prioridades para investimentos privados, estabelecendo padrões para países como o Brasil.

Segundo a CNI, o Brasil precisa reforçar seu ecossistema em ciência, tecnologia e inovação para alcançar um crescimento sustentável e inclusivo, se posicionando de maneira estratégica nas cadeias de valor globais e buscando diminuir a desigualdade e a pobreza.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado