Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

99% dos alimentos prontos no Brasil são pouco saudáveis

Imagem: Freepik

Uma recente pesquisa da Uerj, em conjunto com a USP, destaca que quase 99% dos alimentos ultraprocessados vendidos em território brasileiro contêm elevadas quantidades de sódio, gorduras, açúcares e aditivos para intensificar cor e sabor.

Margarinas, biscoitos, achocolatados, bebidas lácteas e até mesmo refeições prontas como pizza e lasanha estão na lista. O estudo analisou cerca de 10 mil produtos nas principais redes de supermercados de São Paulo e Salvador.

A Drª. Daniela Canella, professora associada da Uerj e coautora do estudo, ressalta a ligação direta entre o consumo desses produtos e o surgimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e certos tipos de câncer. “Os achados são alarmantes”, alerta Canella.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Uma questão em foco é a obrigatoriedade da rotulagem. Canella argumenta que, além da indicação de alto teor de substâncias como sódio, açúcar e gorduras, é crucial sinalizar a presença de aditivos. A nova rotulagem, prevista para outubro, deverá indicar produtos ‘altos em açúcar, gordura e sódio’, mas a pesquisadora ressalta a necessidade de incluir aditivos nesse escopo. “Isso facilitaria a identificação de ultraprocessados”, sugere.

Estes dados têm forte impacto nas políticas públicas, reforçando a necessidade de agendas regulatórias mais rigorosas em cantinas escolares e na publicidade alimentar.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado