Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

“Mega Hubs” da Vale no Oriente Médio devem iniciar operação em 2027

Ações da Vale
Foto: Vale S.A/Divulgação

A mineradora Vale está traçando planos ambiciosos para estabelecer sua presença no Oriente Médio e em outras partes do mundo. Durante o evento Analyst e Investor Tour – Soluções de Minério de Ferro, realizado em Carajás (PA), a empresa revelou que as primeiras unidades de seus complexos industriais, conhecidos como “Mega Hubs”, no Oriente Médio começarão a ser construídas a partir de 2024, após a assinatura de acordos de compra mínima (off-take).

As operações do primeiro Mega Hub na região estão previstas para iniciar em 2027. A Vale está atualmente em processo de assinatura de memorandos de entendimento (MoUs) e acordos de arrendamento de terrenos ao longo deste ano no Oriente Médio. Paralelamente, a empresa está conduzindo estudos de desenvolvimento de empreendimentos semelhantes no Brasil e nos Estados Unidos.

De acordo com as projeções apresentadas, a Vale estima que a produção de briquetes nos Mega Hubs para redução direta no Oriente Médio atingirá 15 milhões de toneladas por ano a partir de 2027 e superará 30 milhões de toneladas por ano a partir de 2032.

Publicidade

Além disso, a produção de HBI (Hot Briquetted Iron, um produto de minério de ferro de alto valor agregado), liderada por parceiros, deve alcançar 10 milhões de toneladas no Oriente Médio a partir de 2027, com previsão de aumento para 20 milhões de toneladas por ano a partir de 2032. Estes planos ambiciosos demonstram a expansão global da Vale e seu compromisso em fornecer soluções inovadoras no setor de minério de ferro.

Em julho a Vale divulgou que repassou 13% da VBM (Vale Base Metals) para a Manara Minerals e o fundo americano Engine No.1 por US$ 3,4 bilhões (R$ 16 bilhões). A empresa acredita que a venda de parte de suas operações de metais básicos para um grupo composto por empresas da Arábia Saudita abrirá novas oportunidades para os produtos da companhia no Oriente Médio.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado