Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

G20: Presidência do grupo é ótima oportunidade para o país

G20 bandeiras
Foto: G20.org/Divulgação

O professor de Relações Internacionais da ESPM, Leonardo Trevisan, destacou a oportunidade que o Brasil terá ao exercer a presidência do G20 a partir de 2024. Em entrevista à CNN, Trevisan enfatizou a chance de projetar uma nova imagem do Brasil no cenário internacional e participar ativamente das decisões globais.

“Que tipo de oportunidade tem o Brasil? A primeira de todas é de projetar outro tipo de imagem de Brasil. Temos a imagem de um país que abre a Assembleia-Geral da ONU e para por aí. Não temos imagem de um país que toma decisões e participa do processo decisório”, disse o professor.

Trevisan ressaltou que o Brasil possui características relevantes alinhadas com as prioridades da agenda internacional atual. Inclui-se ainda o papel crucial do país na segurança alimentar e o potencial de sua agropecuária. “Temos cartas na manga para participar da mesa decisória”, afirmou.

Publicidade

Além disso, o professor acredita que a presidência brasileira do G20 pode revisitar a discussão sobre o financiamento da transição sustentável em nível global, enfatizando a responsabilidade dos países ricos nesse processo.

O governo federal planeja realizar mais de uma centena de reuniões oficiais em todo o território nacional durante o período de presidência do G20, incluindo a Cúpula de Líderes, programada para acontecer no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro de 2024.

A Cúpula do G20 de 2023 se reúne, com a participação do presidente Lula, em Nova Délhi, na Índia, nos dias 9 e 10 de setembro.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado