Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Lula defende fortalecimento dos sindicatos ao lado de Biden

Lula e Biden defendem sindicatos fortes
Nova York, EUA, 20.09.2023 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se encontra com o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em Nova York. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nesta quarta-feira(20), o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento em Nova York, ao lado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Lula defendeu a importância do fortalecimento dos sindicatos e a necessidade de estabelecer regras para disciplinar a relação entre trabalhadores e capital. O diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Gilbert Houngbo, também participou do encontro, que abordou questões cruciais relacionadas ao mundo do trabalho.

Lula fez uma declaração incisiva ao afirmar que “Não há democracia sem sindicato forte. Porque o sindicato é efetivamente quem fala pelo trabalhador para tentar defender os seus direitos.” Ele ressaltou que é um erro pensar que um sindicato “fraco” beneficia empresários ou o país como um todo, destacando a importância do equilíbrio na relação entre empregadores e empregados.

Além disso, o presidente brasileiro compartilhou a sua visão sobre a necessidade de uma política de trabalho “decente” para “melhorar a vida” dos trabalhadores. Citou especialmente a questão dos que prestam serviços por meio de plataformas digitais. Essa discussão se torna ainda mais relevante em um contexto de avanço constante da inteligência artificial e da economia digital, que têm transformado a natureza do trabalho em todo o mundo.

Publicidade

O encontro entre Lula e Biden, com a participação de Houngbo, representa um passo significativo na discussão de questões trabalhistas. Além disso, apresenta um alinhamento forte entre os presidentes de Brasil e EUA no que tange a busca por soluções por problemas internos. Em ambos os países, a sociedade civil faz cobranças por condições dignas para os trabalhadores.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado