Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Andrea Macera no Congresso Aço Brasil 2023 discute Competitividade

Em uma participação significativa no Congresso Aço Brasil 2023, Andrea Macera, secretária de Competitividade e Política Regulatória do MDIC, destacou os desafios da indústria de transformação no cenário atual e suas implicações para o Produto Interno Bruto (PIB).

Promovido pelo Instituto Aço Brasil, o evento contou com a presença de Macera como debatedora no painel intitulado “Recuperação da competitividade sistêmica da indústria”. Durante sua intervenção, a secretária compartilhou insights sobre a consulta de redução do Custo Brasil realizada de abril a junho deste ano.

Lamentando o declínio da participação da indústria de transformação no PIB, Macera expressou preocupações quanto à estagnação da produtividade brasileira nas últimas décadas. “A participação das exportações brasileiras no cenário global fica aquém do esperado, com menos de 1%”, observou. E complementou que muitos dos problemas enfrentados pela indústria são externos às operações das empresas.

Publicidade

Este painel também contou com as perspectivas de especialistas de renome no setor, como o economista e diplomata Marcos Troyjo, Rubens Pereira do Instituto Aço Brasil, Ricardo Alban da FIEB, e José Ricardo Roriz Coelho da Abiplast. Juntos, proporcionaram uma rica discussão sobre os rumos da competitividade no Brasil e os obstáculos que precisam ser superados para garantir um crescimento sustentável da indústria nacional.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado