A expectativa econômica dos brasileiros indica um futuro otimista para muitos. Segundo pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – Economia e População, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 53% acreditam em uma situação econômica melhor nos próximos 6 meses.
No levantamento, feito pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), 2.004 indivíduos de todas as regiões foram ouvidos entre 14 e 19 de setembro. As opiniões divergem: enquanto 24% enxergam a economia atual como boa, 36% a consideram regular e 38% veem como ruim ou péssima.
A região influencia a percepção. No Nordeste, 32% avaliam a economia como ótima ou boa. Os índices são menores em outras regiões: 23% no Norte e Centro-Oeste, 20% no Sudeste e 18% no Sul.
Mesmo com uma visão atual menos positiva, 45% dos brasileiros notaram melhorias nos últimos 6 meses. Dentre os que julgam a economia ruim ou péssima, 17% creem que melhorou desde o primeiro trimestre.
A inflação também é uma preocupação. 46% esperam aumento nos próximos 6 meses e 29% acreditam em queda. Sobre juros, 39% preveem alta e 24% queda.
Quanto ao desemprego, 30% esperam aumento e 31% diminuição. Já sobre a pobreza, o mesmo percentual de 29% vê tanto possibilidade de aumento quanto de diminuição ao redor.