Bilionário russo Alexey Kuzmichev é detido na França

Foto: Reprodução/Internet

No início da segunda-feira (30/10), o Ministério Público da França deteve Alexey Kuzmichev, bilionário russo de 61 anos, para interrogatório. Ele está sob investigação por suposta evasão fiscal, lavagem de dinheiro e violação de sanções internacionais. A detenção ocorreu após buscas em sua residência em Paris, como informado pelo Ministério Público ao jornal francês Le Monde.

Até o momento, não está confirmado se a detenção de Kuzmichev está relacionada com as sanções impostas pela União Europeia em março de 2022. Naquele período, a UE impôs medidas restritivas a pessoas associadas à integridade territorial, soberania e independência da Ucrânia. A decisão da União Europeia mencionou que Alexey Kuzmichev era considerado uma das pessoas mais influentes da Rússia e tinha ligações estreitas com o presidente russo, Vladimir Putin.

Em março de 2022, agentes alfandegários europeus apreenderam o iate “La Petite Ourse II” de Kuzmichev, mas em dezembro do mesmo ano, um tribunal francês ordenou sua liberação, citando erros processuais na apreensão.

Alexey Kuzmichev é classificado pela Forbes como o 390º homem mais rico do mundo e o 21º na Rússia, com uma fortuna estimada em US$ 6,4 bilhões. Sua riqueza provém da empresa Alfa Group, uma companhia de investimento privado internacional.

Após a detenção, o presidente russo, Vladimir Putin, declarou que agirá para defender os direitos dos cidadãos russos, mas não especificou as medidas que o país tomará em relação à detenção de Kuzmichev.

Mais Lidas

Últimas Notícias

LEIA MAIS