Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Documentário e E-book do Senac sobre a importância da mandioca para a economia local

(Crédito foto: Divulgação Senac Ceará)

Frutos de projeto integrador do curso de Salgadeiro do Senac Ceará, acabam de ser lançados dois produtos que ressaltam um dos mais importantes insumos do Estado: a mandioca. Trata-se de um documentário e um e-book de receitas que representam o momento de culminância do curso de qualificação profissional que foi realizado no município de Parambu.

Localizada na microrregião do Sertão dos Inhamuns, a cerca de 400 km de Fortaleza, a cidade cujo PIB se concentra em parte significativa nas atividades agropecuárias – cerca de 17% – foi ambiente propício para o e-book “Raízes do Sertão”, conforme explica o instrutor do curso de Salgadeiro do Senac, Mateus Leite Frota.

Ele conta que a iniciativa ofereceu aos estudantes a chance de experimentar uma boa variedade de aplicações culinárias da mandioca, um legado gastronômico do município, que mantém viva a tradição da farinhada, transmitida de geração em geração.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Por intermédio de receitas criativas, o livro eletrônico busca ressaltar a riqueza cultural inerente à produção e ao consumo dessa raiz na alimentação humana, realçando sua relevância na culinária local. “O projeto foi pensado para valorizar essa raiz. Tanto ela como as casas de farinha, que são bem conhecidas em Parambu”, conta Mateus, mediador e pesquisador junto aos participantes do curso.

Já o documentário, acrescenta ele, conta um pouco da trajetória do insumo no município. “A gente aproveitou para contar a história de Dona Maria Aparecida Alves, que comanda uma dessas casas de farinha de Parambu. Descrevemos o processo, desde a questão do plantio até a parte de manufatura, de produção da farinha, até chegar ao que a gente conhece como farinha de mandioca ou a goma”.

Projeto Integrador – Saiba mais

Cada turma – seja de qualificação ou técnico – do Senac tem por objetivo desenvolver projetos com temas diversos, partindo da problemática vivenciada pelo aluno dentro de segmento de atuação escolhido, conforme explica a gerente administrativa do Senac Iguatu, Liduína Vieira. “O e-book é uma oportunidade para os leitores conhecerem novas formas de preparar a mandioca e se encantarem ainda mais com a cultura tão presente no Estado”, destacou a executiva.

“Fico muito satisfeito, como professor de Gastronomia, porque a gente sempre luta pela valorização dos nossos produtos. E ver uma turma de vinte alunos empenhada em pegar uma raiz que é nossa, que é do Ceará, e trabalhar com ela, produzindo vários tipos de salgados, tanto fritos como assados, para mim, é uma satisfação imensa”, comentou Mateus Leite Frota.

Serviço

Confira o ebook“Raízes do Sertão” AQUI!

Para mais informações sobre os cursos Senac: (85) 3270 5400

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado