Índice FIEC 2023 revela líderes em inovação no Brasil

Foto: Laura Guerreiro

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) revelou os resultados da 5ª edição do Índice FIEC de Inovação dos Estados em um evento no Observatório da Indústria, com destaque para o Ceará no Nordeste e São Paulo no geral. O estudo compara inovação nas 27 unidades federativas do Brasil, baseando-se em 28 subindicadores distribuídos entre duas dimensões: Capacidades e Resultados.

O Diretor de Inovação da FIEC, Sampaio Filho, ressaltou a importância do estudo para fortalecer o ecossistema de inovação no país, mencionando a cooperação com universidades, setor produtivo, governo e sociedade civil.“É uma orientação do nosso Presidente, Ricardo Cavalcante, fortalecermos a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação. E, para isso, precisamos nos integrar e interagir com todos esses parceiros”, declarou.

Segundo a publicação, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul estão no topo da lista, enquanto Tocantins, Acre e Alagoas figuram nas últimas posições.

Eduarda Mendonça, Especialista em Inteligência Competitiva do Observatório da Indústria, apresentou a edição de 2023 do índice, destacando a inclusão de indicadores de economia criativa, digital e sustentabilidade ambiental, ressaltando a relevância da temática ESG (Ambiental, Social e Governança).

O Ceará, líder de inovação no Nordeste, destaca-se pelo investimento em Ciência e Tecnologia e Intensidade Tecnológica e Criativa. Sampaio Filho enfatizou a importância de colaboração interinstitucional e a necessidade de uma visão inovadora sem limites. “Não existe voo solo. Temos que estar juntos. Não existe mais ‘pensar fora da caixa’, e, sim, ‘pensar sem caixa’ – quebrar todas as barreiras”, pontuou.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado