IA impacta menos em certas profissões no Brasil

(Foto: Tara Winstead/Pexels)

O impacto da IA nas profissões no Brasil é desigual, mostra estudo da Pearson. A ascensão da tecnologia de Inteligência Artificial (IA) generativa afeta menos profissões técnicas e de liderança. Este é o principal achado da pesquisa “Skills Outlook: Gen AI Proof Jobs” da empresa de educação Pearson.

A pesquisa destaca que atividades que demandam cálculos matemáticos ou alta capacidade de análise crítica são as menos impactadas pela IA nos próximos dez anos. Isso ocorre porque a IA generativa, apesar de avançada, ainda mostra limitações em precisão para cálculos e não pode substituir habilidades humanas como criatividade, comunicação e liderança.

No Brasil, profissões como técnicos e engenheiros, altos executivos, agentes de saúde pública e advogados estão no topo da lista das menos afetadas. Esses profissionais dedicam menos de 5% do seu tempo em tarefas que poderiam ser automatizadas ou melhoradas pela IA.

As 5 profissões menos impactadas pela IA no Brasil:

  1. Chefes Executivos — 3%
  2. Engenheiros Civis — 3%
  3. Técnicos de Engenharia Elétrica — 4%
  4. Oficiais de Políticas de Saúde Pública — 5%
  5. Advogados — 5%

Por outro lado, trabalhos administrativos ou de gerenciamento estão sob maior risco. A pesquisa aponta que cerca de 30% das tarefas de gerenciamento podem ser realizadas com o uso de IA generativa.

As 5 profissões mais ameaçadas pela IA no Brasil:

  1. Caixas — 33%
  2. Escrituração, Contabilidade e Auditoria — 32%
  3. Operadores de telemarketing — 31%
  4. Funcionários de faturamento, custos e taxas — 29%
  5. Cobradores e profissionais de sistemas de cobrança — 29%

A pesquisa da Pearson utilizou IA para analisar tarefas em mais de cinco mil empregos em cinco países, incluindo o Brasil. O estudo oferece uma visão clara do futuro do trabalho, ressaltando a importância das habilidades humanas no mercado de trabalho, mesmo diante do avanço tecnológico.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado