Em 2024, MDIC otimizará divulgação da Balança Comercial

(Foto: Pexels/Monstera)

Em 2024, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) implementará uma nova estratégia na divulgação dos resultados da balança comercial brasileira. A divulgação mensal ocorrerá até o quinto dia útil, proporcionando dados mais confiáveis e detalhados ao público. Em vez de apresentar dados preliminares no primeiro dia útil de cada mês, a divulgação ocorrerá até o quinto dia útil, oferecendo informações mais consolidadas e detalhadas.

Essa mudança visa oferecer maior transparência e confiabilidade nas informações disponibilizadas ao público. No dia da publicação dos dados revisados, será realizada uma coletiva de imprensa, e os sistemas Comex Stat e Comex Vis, bem como outros relatórios e bases de dados, serão atualizados simultaneamente.

Atualmente, a divulgação dos dados preliminares acontece no primeiro dia útil do mês, mas muitas vezes essas informações sofrem alterações dias depois. Com a nova abordagem, o MDIC segue o exemplo de outros países, destacando as variações dos valores totais, mensais e acumulados, ao invés das médias diárias.

As informações de média diária continuarão disponíveis para análises de curtos períodos. Essa alteração no processo de divulgação tem como objetivo aprimorar o acesso às informações de comércio exterior e assegurar a precisão dos dados para os usuários.

Este novo procedimento está em conformidade com o Decreto nº 11.544, de 01 de junho de 2023, que estabelece diretrizes para a produção e divulgação de estatísticas oficiais do comércio exterior brasileiro. Importante ressaltar que a divulgação preliminar das segundas-feiras continuará sendo realizada.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado