Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

STF decide que motoristas de App não tem vínculo empregatício

Foto: TSE/Divulgação
A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), liderada pelo ministro Alexandre de Moraes, decidiu nesta terça-feira (05/12) que motoristas de aplicativos não possuem vínculo empregatício com as empresas. A decisão, que anula o acórdão do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, foi tomada após o julgamento de um caso envolvendo um motorista e a Cabify.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, destacou que os motoristas têm a liberdade de escolher seus horários, aceitar as corridas desejadas e manter outros vínculos trabalhistas, caracterizando a ausência de vínculo empregatício. A decisão foi apoiada pelos ministros Cristiano Zanin, Luiz Fux e Cármen Lúcia, com Cármen Lúcia expressando preocupação sobre a regulamentação dos direitos desses profissionais.

O advogado da Cabify, Márcio Eurico Vitral Amaro, argumentou que o modelo de trabalho dos aplicativos não se encaixa na relação de emprego prevista pela CLT, enfatizando a necessidade de revisão dos conceitos tradicionais de emprego devido às mudanças tecnológicas no mercado de trabalho.

Durante o julgamento, Moraes afirmou que “a Justiça Trabalhista vem descumprindo continuamente os precedentes estabelecidos pelo plenário do STF acerca da não existência de relação de emprego entre as partes”.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

A turma decidiu enviar um comunicado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para realizar um levantamento das frequentes decisões e não cumprimentos por parte da Justiça do Trabalho.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado