Pesquisar
Close this search box.

Cine Sesc apresenta ao público três formas diferentes de fazer cinema

(Foto: Divulgação SESC-CE)

No vasto universo cinematográfico, três gêneros distintos desempenham papéis fundamentais, cada um com características únicas que cativam diferentes públicos e provocam diversas emoções. Enquanto os filmes de ficção transportam para mundos imaginários, os documentários mergulham na realidade, e os experimentais desafiam as normas estabelecidas, todos desempenham papéis essenciais na rica tapeçaria do cinema contemporâneo.

(Foto Divulgação SESC-CE)

Os três estilos estarão em exibição no Cine Sesc, que chega à unidade Sesc Fortaleza durante o mês de dezembro. Com exibições gratuitas, o projeto tem o objetivo de democratizar o acesso a diversos tipos de obras cinematográficas de curtas-metragens e longas-metragens que têm acesso cada vez mais restrito ao mercado exibidor brasileiro, estimulando a formação de plateia na linguagem do audiovisual.

Entenda as diferenças

Os filmes de ficção, como o próprio nome sugere, transportam o espectador para mundos imaginários e narrativas inventadas, oferecendo uma fuga da realidade por meio de histórias envolventes e personagens fictícios. Esse gênero permite aos cineastas explorarem a criatividade sem limites, dando asas à imaginação para criar mundos extraordinários e personagens inesquecíveis.

Foto: Divulgação SESC – CE

Já os documentários têm como propósito principal a captura da realidade. Com um enfoque mais investigativo e informativo, essas produções buscam apresentar fatos reais, explorar questões sociais, políticas ou culturais, e muitas vezes, provocar reflexões profundas. A autenticidade é a peça-chave nos documentários, proporcionando aos espectadores uma visão mais direta e próxima da verdade, através de entrevistas, imagens de arquivo e observação cuidadosa.

Por fim, os filmes experimentais desafiam as convenções tradicionais do cinema. Este gênero é caracterizado por sua abordagem não convencional, muitas vezes explorando técnicas cinematográficas inovadoras e estilos visuais únicos. A narrativa pode ser fluida e aberta à interpretação, buscando mais a expressão artística do que a linearidade narrativa. Os filmes experimentais proporcionam uma experiência cinematográfica diferenciada, convidando o público a refletir sobre a forma como percebem e interagem com a linguagem visual, subvertendo o uso tradicional da linguagem.

22 obras em cartaz

As produções que estarão em cartaz no Cine Sesc, de 6 a 20 de dezembro, fazem parte do Panorama Ceará da VI Mostra Sesc de Cinema, que reuniu a produção de todos os territórios cearenses totalizando a exibição de 22 obras que estarão disponíveis no evento deste mês. Os filmes trazem temáticas como território, ancestralidade, memória, meio ambiente, religiosidade, cultura popular, identidade, cotidiano, racialidade, gênero, sexualidade e música.

Entre os destaques da mostra, estão produções como “Lalabis”, de Noá Bonoba; “Pedro”, de Leo Silva; e “Puba”, de Bruno Bressan, Esther Arruda, Isaac Branco e Leão Neto.

Serviço

Cine Sesc
Quando: De 6 a 20 de dezembro de 2023
Onde: Sala de Vídeo do Sesc Fortaleza – Rua Clarindo de Queiroz, 1740, Centro
Entrada gratuita

  • Programação

06/12
Horário: 12h
– Desconserto – Ficção – Livre
– Puba –Documentário – Livre
– A Coroação da Mata – Experimental – Livre

7/12
Horário: 16h
– A Colônia – Documentário – Classificação 10 anos

8/12
Horário: 16h
– Ceição – Documentário – Livre
– Memórias de Juazeiro: A Casa da Arandela – Documentário – Livre
– Bendito e Louvado Seja – Documentário – Livre

12/12
Horário: 16h
– Elusão – Ficção – Livre
– Quinze Primaveras – Documentário – Livre

13/12
Horário: 12h
– Apocalypses Repentinos – Ficção – Classificação 12 anos
– Kenzo ou o triunfo da auto-desintegração – Experimental – Classificação 12 anos
– Lalabis – Ficção – Livre

14/12
Horário: 16h
– A Praia do fim do mundo – Ficção – Classificação 12 anos

15/12
Horário: 16h
– Quando o passado for presente lembra-se de mim no futuro – Experimental – Livre
– As Velas do Monte Castelo – Ficção – Livre
– Do Tanto de Telha no Mundo –  Ficção – Classificação 14 anos
– O Casal não Fica Junto no Final Deste Filme – Ficção – Classificação 14 anos

19/12
Horário: 16h
– Pedro – Ficção – Classificação 10 anos
– Noites em Claro – Ficção – Classificação 12 anos
– Saída Para a Luz do Dia – Ficção – Livre

20/12
Horário: 12h
– Encruzilhadas do Som – Documentário – Livre
– Ópera sem Ingresso – Ficção – Classificação 14 anos

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado