Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Substâncias químicas detectadas em alimentos de supermercados e fast-foods nos EUA

(Foto: Horizon Content/Pexels)

Um estudo recente conduzido pela Consumer Reports nos Estados Unidos revelou uma ampla presença de produtos químicos nos alimentos de redes de fast-food, incluindo McDonald’s e Burger King. A pesquisa constatou que 84 dos 85 alimentos testados de supermercados e fast-foods continham ftalatos, um produto químico usado para aumentar a durabilidade do plástico. Esses contaminantes foram encontrados em altos níveis em itens comuns como hambúrgueres, nuggets e batatas fritas, abrangendo tanto os alimentos quanto suas embalagens.

Riscos à Saúde Associados a Ftalatos e Bisfenóis

Conforme matéria publicada primeiramente pelo O Globo, os ftalatos e bisfenóis, derivados do plástico, são substâncias conhecidas por seus potenciais efeitos nocivos à saúde humana. Eles podem interferir na regulação hormonal, contribuindo para um aumento no risco de vários problemas de saúde, como câncer, diabetes, infertilidade, obesidade e outros. A exposição a esses químicos representa um risco significativo, pois os efeitos na saúde podem se desenvolver lentamente ao longo de muitos anos.

Fontes de Contaminação nos Produtos de Fast-Food

A análise da Consumer Reports apontou que os ftalatos podem ingressar nos alimentos de várias maneiras, incluindo durante o processamento, através de tubos, correias transportadoras e luvas. Além disso, a contaminação pode ocorrer na carne e nos produtos por meio de água e solo contaminados. O estudo também descobriu que 79% das amostras continham bisfenol A (BPA) e outros bisfenóis, demonstrando a ampla disseminação desses químicos.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Comentários de Especialistas e Implicações

“Ao contrário de um acidente de avião, onde todos morrem ao mesmo tempo, as pessoas que morrem por causa disso morrem ao longo de muitos anos.”, comentou o pediatra Philip Landrigan, diretor do Programa para a Saúde Pública Global e o Bem Comum do Boston College, em comunicado reproduzido na matéria.

Necessidade de Medidas Preventivas

Este estudo destaca a importância de uma fiscalização contínua e de regulamentações mais estritas sobre o uso de químicos na produção de alimentos contaminados. Também ressalta a necessidade de aumentar a conscientização do público sobre os riscos de consumir produtos contaminados.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado