Pesquisar
Close this search box.

Tempestade solar: será 2024 o ano do apocalipse da internet?

tempestade solar
(Foto: Pexels/Harkirat Grewal.)

O acadêmico Peter Becker, vinculado à Universidade George Mason na Virgínia, EUA, alerta para a possibilidade de um ‘apocalipse da internet’ em 2024. No entanto, essa previsão requer cautela. Especialistas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) ressaltam que não há certezas sobre a ocorrência de uma grande tempestade solar capaz de afetar globalmente tecnologias como a internet e o GPS por dias no referido ano.

Joaquim Costa, pesquisador do Inpe e chefe da Divisão de Clima Espacial, observa que uma tempestade solar severa tem potencial para causar danos significativos às tecnologias. Contudo, não é possível determinar com precisão se tal evento ocorrerá durante o ciclo solar de 2024 ou em outro momento.

Ainda de acordo com o pesquisador, do ponto de vista estatístico, uma tempestade solar extrema deve ocorrer a cada 100 anos. A última de grande escala foi o Evento Carrington, em 1859. Assim, observa-se que cem anos já se passaram. Portanto, uma nova tempestade solar extrema pode acontecer a qualquer momento, podendo ser em 2024, ou em outro ano.

Tempestades solares muito impactante como a de Carrington duram horas, alguns efeitos duram um pouco mais. Fenômenos duradouros são relacionados ao vento solar rápido originário em buracos coronais que podem durar dias.

Embora pareça assustador a queda da internet mundial por horas, o pesquisador Joaquim Costa afirma que os prejuízos somados das pequenas tempestades solares são muito mais importantes do que das grandes tempestades (que são raras). Um exemplo recente foi a perda de 40 satélites, da empresa espacial SpaceX, do Elon Musk. Esse prejuízo aconteceu após duas tempestades solares muito fracas.

Para minimizar danos, 23 centros regionais de alerta de clima espacial, incluindo o Embrace do Inpe, monitoram e comunicam possíveis eventos às indústrias relevantes, como aeroespacial, elétrica, aviação civil, mineração, controle de drones e agricultura de precisão. O objetivo é mitigar os impactos dessas tempestades.

O que são tempestades solares?

Especialistas ouvidos pela Economic News Brasil explicam que uma tempestade solar ocorre quando o sol emite plasma, um processo também referido como erupção solar. Essas erupções podem distorcer os campos magnéticos planetários, gerando o que se conhece por tempestades magnéticas. Esta atividade intensificada, tem o potencial de perturbar as comunicações terrestres, incluindo a internet, principalmente por impactar as transmissões via rádio e os satélites.

 

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado