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Vendas de livros caem e setor editorial cobra medidas

Vendas de livros caem e setor editorial cobra medidas
(Foto: Phil Hearing/Unsplash)

O setor editorial está enfrentando dificuldades na venda de livros no Brasil. Mesmo após um aumento nas vendas durante a Black Friday, com 4,7 milhões de exemplares vendidos e R$ 209 milhões em faturamento, não conseguiu superar o desempenho do ano anterior. O 12º Painel do Varejo de Livros, divulgado pela Nielsen Book e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL), mostrou uma queda de 9,32% em volume e 1,92% em valor em relação a 2022.

Durante a Black Friday, houve um crescimento de 29% em volume e 26% em valor comparado ao período anterior, mas o ano de 2023 registrou uma tendência geral de queda, com uma redução de 5 a 6% comparado a 2022, conforme observado por Dante Cid, presidente do SNEL. Além disso, o preço médio dos livros aumentou 8,16%, enquanto a variedade de títulos diminuiu em 1,30%.

Mercado editorial defende medida para equalizar concorrência

A concorrência das Big Techs tem sido um fator crucial no desempenho das livrarias tradicionais. Segundo levantamento feito pelo Jornal da Band, a diferença entre a mesma obra pode chegar a quase o dobro o valor. Enquanto na livraria física um livro custa R$ 75, na modalidade online o preço cai para R$ 34. O setor defende que os preços são impraticáveis para as livrarias.

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A Lei Cortez, reativada pela senadora Teresa Leitão (PT-PE), visa minimizar essa concorrência, regulamentando preços de lançamentos e promovendo igualdade de condições para os livreiros. A lei busca garantir a manutenção dos preços de capa por 12 meses, com descontos limitados a 10%. Entretanto, a medida afetaria apenas os lançamentos que representam apenas 7% do mercado.

Em entrevista à Agência Brasil, Dante Cid destaca que a Lei Cortez pode ajudar a aumentar a “bibliodiversidade”. Ou seja, isso permitiria que pequenas livrarias prosperem, especialmente em áreas menos urbanizadas. Este é um passo importante para fortalecer o mercado editorial frente à crescente influência das vendas online.

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